Após o aeroporto internacional de Porto Seguro retornar as operações com aviação regular, a Secretaria de Saúde, em atuação integrada a Vigilância Sanitária e SECTUR, iniciou no dia 14/06 barreira sanitária, com cronograma de ações direcionado aos passageiros que desembarcarem no município, sendo, portanto, mais uma importante medida de combate a disseminação e enfrentamento à pandemia decorrente da COVID-19.
Para o secretário de saúde, Kerrys Ruas, as atividades de inspeção no aeroporto resultam do trabalho multidisciplinar, baseado no fluxograma de enfrentamento ao vírus. “Estamos intensificando todas as medidas preventivas necessárias, com abordagem no aeroporto, agindo dentro do cronograma de inspeção, no intuito de seguir todos os protocolos de segurança, para dinamizar o rastreamento e monitoramento de pessoas com sintomas do Covid-19”, declara.
Avaliação
Composto por equipes multidisciplinares, o monitoramento consiste em realizar aferição da temperatura corporal dos passageiros. Os casos com alteração na temperatura e que apresentam outros sintomas, a exemplo de tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, serão encaminhados para triagem e avaliados por profissionais de saúde.
Quarentena
Os passageiros com sintomas deverão seguir todas as determinações de monitoramento, tendo que cumprir a quarentena domiciliar de 14 dias, por meio de medidas de isolamento social e respiratório com uso de máscara, seguindo o protocolo recomendado para os procedimentos de prevenção e contenção da Covid-19.
Rodoviária fechada e aeroporto aberto. Só pobre transmite coronavirus???