Vídeos ganham cada vez mais visibilidade entre o público
Uma coisa que a pandemia da covid-19 ensinou aos profissionais da Educação foi a necessidade de conhecer e se adaptar ao mundo da tecnologia e, para além disso, aliar os recursos multimidiáticos com o fazer pedagógico à distância.
Com as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social, as salas de aula ao redor do mundo permanecem vazias. E mesmo que algumas unidades de ensino tentem se adiantar quanto ao retorno das atividades presenciais sem uma vacina eficiente, é certo que a escola não será a mesma.
Foi dentro desse contexto que uma professora de Língua Portuguesa, atuante em duas escolas do município de Teixeira de Freitas, decidiu criar um canal no YouTube, impulsionando com dedicação o conteúdo oferecido aos jovens de maneira remota.
Amor por ensinar
Iara da Rós Pedral é concursada há 17 anos pelo Município e, atualmente, leciona nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Mendonça e Gessé Inácio do Nascimento, situadas nos bairros Urbis II e Redenção respectivamente.
Oriunda de escola pública, Iara cursou Letras Vernáculas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é pós-graduada em Leitura e Escrita e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
O jornal OSollo procurou saber dela sobre como surgiu a ideia, que tem sido um sucesso através das redes sociais.
“Quando me vi longe dos meus alunos, no meio de uma pandemia, tendo o privilégio de estar em casa, protegendo a minha família, me senti na obrigação de fazer algo para manter o elo com meus alunos e ajudá-los”, conta a professora.
Iara explica que seu objetivo é alcançar ao máximo possível de alunos e pessoas que queiram aprender um pouco mais sobre assuntos complexos da língua portuguesa. E tem dado muito certo!
Sobre o canal
Com seu primeiro vídeo publicado há cerca de dois meses, o canal Papo de Letras já acumula milhares de visualizações. As temáticas de cada publicação giram em torno de produção textual, gramática, ortografia, sintaxe, morfologia, leitura e literatura, sendo abordadas de maneira simplificada e criativa.
“Minha família me incentivou bastante nesse projeto e foi essencial para que ele se concretizasse. Eu comecei então a procurar na internet informações sobre como gravar vídeos, como editar. Confesso que não foi fácil porque é um mundo completamente novo para mim, mas estou, aos poucos, aprendendo”, disse.
Para auxiliar na divulgação dos vídeos do canal e publicar dicas diárias sobre Língua Portuguesa, também foram criadas páginas nas redes sociais. É só clicar e ser redirecionado:
- Facebook (@PapodeLetrasOficial)
- Instagram (@papodeletrasoficial)
Bons estudos. Conecte-se e inspire-se.