Professor Carlos Rodrigues Brandão participa do programa Uirapuru, em Teixeira

Programa Uirapuru recebe referência em educação. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Em agosto deste ano, a população teixeirense passou a contar com um espaço interativo entre academia e comunidade. Toda sexta-feira, das 11h às 12h, vai ao ar através da Rádio Câmara FM 90,9 o programa Uirapuru – A voz do Campus X.

O programa universitário é realizado pelo Colegiado de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus X, de Teixeira de Freitas. Estudantes e professores preparam um conteúdo diversificado: entrevistas, música ao vivo, rodas de conversa, debates, recitais, divulgação de agenda cultural etc.

Carlos Rodrigues Brandão, professor da Unicamp

Na edição desta sexta, 29 de novembro, o convidado especial foi ninguém mais que Carlos Rodrigues Brandão, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Brandão é autor de mais de 90 publicações, somando a artigos e capítulos de livros de pesquisas e estudos em diversas áreas (como antropologia, poesia, literatura, educação popular e ideias em educação). Entre essas, o famoso livro “O que é educação?”.

A professora doutora Helânia Porto

Segundo a coordenadora do programa Uirapuru, a professora doutora Helânia Thomazine Porto Veronez, receber o professor é um presente, pois ele dialoga com tudo o que é pensado em termos de informação e comunicação voltada para uma educação popular.

Com a bagagem que ele traz, suas experiências e fundamentação teórica sobre educação popular e acadêmica (que devem andar juntas), só vem a agregar, sendo fundamental para termos a nossa rádio comunitária, rompendo um modelo hegemônico de comunicação“, disse.

O programa

O programa vai ao ar toda sexta-feira

Ainda de acordo com a professora, o Uirapuru nasceu como um projeto de extensão pensando numa proposta freiriana em que a informação deve sair dos muros da universidade e atender à população: um programa de educomunicação.

Quando fiz um trabalho de pesquisa nas aldeias indígenas, todas apontaram que ouvir parte fazia parte de uma cultura nunca deixada. Eles falaram que a rádio tinha essa ligação afetiva. Com a possibilidade da Rádio Câmara, com o mesmo objetivo, apresentamos o projeto e foi acolhido“, contou Helânia.

Brandão em Teixeira de Freitas

Brandão participa de conferência no auditório da Uneb

Pela primeira vez em Teixeira, Carlos Rodrigues Brandão tem cumprido uma agenda de palestras e entrevistas pela cidade. Ao jornal OSollo, disse que a acolhida baiana tem compensado o vaivém, com encontros importantes.

O que vale nesses momentos são os diálogos que estabelecemos, reunimos pessoas separadas por salas de aula, elas se congregam, trocam ideias entre si, acho que isso é o que ficou“, disse.

Perguntado sobre sua participação no programa Uirapuru, parabenizou a organização e classificou como “uma experiência muito boa”.

Volta e meia, vou a programas de rádio e televisão, aqui no Brasil e fora, mas esse eu achei especial. Não é um programa só de perguntas e respostas, foi uma verdadeira roda de conversa, algo muito rico. Já vim à Bahia muita vezes, quem sabe voltarei mais alguma a Teixeira com muita alegria“, finalizou Brandão.

A coordenadora do Colegiado de Pedagogia também do Campus X, Luzeni Carvalho

Uma das responsáveis pela articulação da vinda do professor Brandão à cidade foi a coordenadora do Colegiado de Pedagogia também do Campus X, Luzeni Carvalho.

Ela explica que tudo se deu através do curso de pós-graduação em Agroecologia e Educação do Campo (parceria entre a Uneb, a Universidade Federal do Sul da Bahia, o Instituto Federal Baiano – Campus Teixeira de Freitas e a Escola Popular Egídio Bruneto).

Nós articulamos como uma atividade para a turma e daí acabamos fazemos uma agenda extensiva com a Uneb, que é um espaço que tem lido Brandão há décadas, contribuindo nas licenciaturas, seja na formação de professores ou na educação popular“, disse Luzeni.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui