Na tarde desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, na cidade de Nova Viçosa, cerca de 60 alunos da rede municipal participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa tem como visão o esforço cooperativo entre Escola, Polícia Militar e Família.
A formatura aconteceu no Centro de Convenções, com a presença de diversas autoridades, entre elas: o major Anilton de Almeida, comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a instrutora subtenente Nilda, representantes do Poder Executivo e de parceiros, como a Fibria, a CISBA, a Suzano Papel e Celulose, e a Papelaria e Livraria Casa do Estudante em Posto da Mata. Desta vez, os alunos foram de turmas do 6º ano da Escola Mun. Theones Soares da Fonseca.
O major Anilton destacou que o Proerd faz parte de um plano de ação estadual. “A gente agradece as parcerias. É um momento de glória para Deus, de alegria para os alunos. Mais uma vez, estamos aplicando uma ferramenta para manter os jovens longe das drogas e que Deus continue abençoando esse propósito”, disse a’OSollo.
Quem esteve pessoalmente emocionada foi a subtenente Nilda. Ela também agradeceu a Deus por poder ver os resultados e as transformações na vida das crianças e adolescentes. “Eu choro porque eu vivo essa formatura. Tenho certeza que a grande maioria dos alunos do Proerd guardam isso por toda a vida“, comentou.
As crianças passaram os meses desenvolvendo práticas educacionais e lúdicas juntamente com o corpo docente das escolas. O programa busca educar as crianças a se manterem afastadas das drogas e da violência.
Adimila Falcão completou 13 anos um dia antes e confirmou o que aprendeu. “Acho que é a pior coisa se envolver com drogas. Eu recebi muitos conselhos e foi muito bom estar com a subtenente Nilda esse tempo“, disse.
Durante o evento, houve ainda apresentações musicais, teatrais e mensagem bíblica. Os convidados especiais foram o pastor Aquiles Pablo, da Pibatef, e o irmão Rodrigo Matos. Os jovens fizeram o juramento “proerdiano” e receberam premiações e brindes.
A cerimônia contou com a cobertura completa do jornal OSollo e imprensa local.
Galeria de fotos