Procuradoria da República em Eunápolis promove palestra no Dia do Meio Ambiente

Procuradoria da República em Eunápolis promove palestra no Dia do Meio Ambiente. Foto Ascom
No dia Nacional do Meio Ambiente, 05 de junho, uma palestra realizada na Procuradoria da República (PRM) em Eunápolis proporcionou a servidores e colaboradores informações importantes sobre a conscientização ambiental e sobre a atuação da Associação Gota de Óleo (AGO), que tem realizado um trabalho relevante de reciclagem de lixo na cidade de Eunápolis/BA e de combate ao trabalho infantil.
O vice-presidente da AGO José Carlos Dias dos Santos Filho foi convidado pelas servidoras Alessandra Lima, representante da Comissão Qualidade de Vida no Trabalho na PRM-Eunápolis, e Scheyla Oliveira, representante da Comissão Sócio Ambiental, para apresentar o trabalho realizado pela Associação e discorrer sobre o tema Educação Ambiental.
Na oportunidade, José mostrou como o engajamento e a atuação de cada cidadão são necessários para amenizar e reverter prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente, como também os benefícios que podem ser gerados à sociedade pelo comprometimento de cada indivíduo com essa causa. No caso do MPF, servidores já vinham divulgando o projeto da Associação e sugerindo a todos que trabalham na Procuradoria em Eunápolis a coleta seletiva de materiais que viriam a ser descartados, para que fossem reciclados pela Associação. O resultado foi a doação de uma boa quantidade de material, o que ocorreu em duas ocasiões no decorrer de quase três meses de parceria.
A associação iniciou o seu trabalho em 2016, com um projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha, fazendo a reciclagem para a produção de sabão. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada litro de óleo descartado de forma incorreta contamina 1 milhão de litros de água. Em restaurantes, por exemplo, onde a quantidade de óleo utilizada é muito grande, a Associação fornece recipientes para o descarte consciente, mas nas residências nem sempre isso é feito, “por isso é importante a divulgação desse projeto, pois não se vê falar muito nas cidades sobre coleta seletiva de lixo”, enfatiza Alessandra. Além do óleo, a Associação também realiza outros tipos de reciclagem, como a de garrafas pet que são transformadas em vassouras.
Como representante da Comissão Sócio Ambiental em Eunápolis, a servidora Scheyla também tratou de alguns temas relacionados à atuação do MPF no âmbito do meio ambiente – como um dos pontos importantes da missão Constitucional do Órgão-, ressaltando o papel da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), além de apresentar dois vídeos que mostram ações do MPF na linha de atuação ambiental e de abordar alguns casos específicos em que a Procuradoria da República em Eunápolis interveio em benefício da proteção ao meio ambiente. Ao final foram distribuídas a todos mudas da planta Ora-pro-nóbis, confeccionadas pela colaboradora Kaline Lima, em homenagem ao Dia Nacional do Meio Ambiente.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui