Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade; para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça;
que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o seu beneplácito; que propusera em si mesmo; de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para louvor da sua glória.
A aceitação de Cristo como Salvador e Senhor coloca o crente numa nova posição; espiritual: nova vida, novo vigor, como Senhor, novos privilégios. Entre os vários privilégios espirituais destacaremos apenas três que são interligados, os quais fortalecem as bases da nossa redenção.
I. ELEITOS PELO PAI,vv 4-6.
1. Eleitos (escolhidos) na presciência, isto é, pelo planejamento do Pai.
2. Os eleitos são destinados para serem filhos, por adoção em Jesus Cristo, v 5
II. REMIDOS PELO FILHO, vv 13,14:
1. O sentido de redenção é “comprar outra vez”, I Co 6.20.
2. Esta redenção custou o preço de sangue, Hb 9.22.
3. Cristo deu sua vida para nos remir do pecado. Jo 3.16; Rm 5.8
III. SELADOS PELO ESPÍRITO, vv 13,14:
1. Selar é marcar como propriedade.
2. O Espírito da promessa é penhor, a garantia de nossa eleição.
3. Pertencemos ao Senhor por direito de redenção.
CONCLUSÃO: Estes são os privilégios oferecidos a todos quantos aceitam a Cristo como Senhor e Salvador. Só Deus pode oferecer essas bênçãos. Só o Espírito Santo pode garantir esses privilégios.