A prisão de Robinho é um marco importante na luta contra a impunidade em casos de crimes sexuais. Este caso demonstra que, independentemente do status ou da fama, ninguém está acima da lei.
O ex-jogador de futebol Robinho foi preso no Brasil após ser condenado por todas as instâncias da Justiça da Itália pelo estupro de uma mulher albanesa.
A prisão ocorreu na noite de quinta-feira (21), e ele foi levado ao presídio de Tremembé para iniciar o cumprimento da pena de 9 anos imposta na Itália e confirmada no Brasil. Robinho alega inocência.
Robinho passou a primeira noite em uma cela especial e permanecerá isolado por cerca de uma semana, em observação. Os banhos de sol também serão separadamente dos demais detentos durante um período de adaptação.Além dele, recentemente, outros famosos foram condenados por crimes sexuais. Os casos abaixo são exemplos de que a impunidade de figuras públicas e celebridades tem deixado de ser tão recorrente na história do Brasil e do mundo.
Leandro Lehart
O cantor e compositor Leandro Lehart, do Art Popular, foi condenado a nove anos de prisão por ter estuprado e mantido uma mulher em cárcere privado por algumas horas. O episódio ocorreu em 2019.
Zara Phytian
A atriz de Doutor Estranho, Zara Phytian, foi condenada por abuso sexual de uma menor de idade no Reino Unido. Este caso chocou o mundo do entretenimento.
Armie Hammer
O ator Armie Hammer foi acusado de abuso sexual e até de canibalismo. Uma ex-namorada confirmou o estranho fetiche de Hammer por sangue e essa tendência canibal.
João de Deus
O líder religioso João de Deus foi denunciado por abuso sexual por 14 mulheres em dezembro de 2018. Mais de 300 outras denúncias de crimes contra o líder religioso surgiram, a partir da divulgação do caso.