Nove integrantes de uma quadrilha que distribuía drogas nos bairros de Vera Cruz e Vila Vitória, em Porto Seguro e responsável por diversos homicídios na região, foram presos pela polícia.
O coordenador regional, Evy Paternostro, disse que o grupo era liderado por quatro detentos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e também era envolvido em roubos e na aquisição ilegal de armas de fogo,.
Apontados como líderes do bando, Ednaldo Pereira Souza, o “Dada”, Reinaldo Pereira Souza, o “Rena”, Gerry Adriane de Jesus Rocha, o “Gago”,e Valdivan Mendes de Jesus, conhecido como “Bidico” ou “Frank”, serão transferidos de Teixeira de Freitas para o sistema prisional em Serrinha, onde vão cumprir pena.
As investigações em torno da organização criminosa, realizadas com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública, duraram cerca de um ano, sendo concluídas no final de novembro. Durante as incursões policiais em áreas de atuação da quadrilha, mais de 100 quilos de drogas foram apreendidos pelas equipes da 23ª Coorpin.
Mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Crime da Comarca de Porto Seguro foram cumpridos pelos policiais ao longo desse período, em diferentes localidades da região. Além dos líderes do bando, estão presos Marcos José Costa Silva, o “Bira” ou “Coroa”, Jalison Silva Mendes, conhecido como “Galego”, “Roche” ou “Boca de Prata”, Roniclei Vieira de Jesus, o “Roni”, Ingrid Santos de Jesus, a “Nô”, e Rafael Pereira da Silva.
Entre os homicídios atribuídos à quadrilha está o da ativista social Norma Santos Miranda, vítima de uma emboscada na noite de 4 de agosto deste ano, na Praça Central de Vera Cruz, em Porto Seguro. O crime teve como autores intelectuais Ednaldo, Marcos José, Gerry Adriani e Valdivan, que ordenaram o assassinato de dentro do conjunto penal, por suspeitarem que ela fosse informante da polícia.
Outras vítimas de homicídios da quadrilha foram identificadas como Carlos Agnaldo Araújo, Alenilson Ramos dos Santos, Marcolino de Almeida, Roniel Souza da Silva, Juliano Gularte dos Santos, Gutembereg Lima de Souza, Lucas Leal Gomes e Daiane Lima Fernandes.
Durante as investigações, também foram elucidados quatro homicídios praticados por rivais da quadrilha desarticulada.
Fonte: Tribuna da Bahia