Principais tradições brasileiras durante o Natal

Principais tradições brasileiras durante o Natal

Cada família comemora o Natal de uma maneira muito particular, é claro. Mas existem também muitas tradições e hábitos que se fazem presentes nas casas da grande maioria dos brasileiros, atravessando gerações e se tornando verdadeiros símbolos desta época do ano – a solidariedade, por exemplo.

Desse modo, é quase impossível não ser contagiado pelo espírito natalino, responsável por transformar completamente as nossas rotinas e o ambiente que nos cerca. As cidades, shoppings e casas “se vestem” de Natal; as televisões e cinemas transmitem filmes e especiais natalinos para os seus telespectadores; diversos sites oferecem bônus exclusivos para o Natal e as lojas se enchem de consumidores em busca do presente perfeito para os seus amigos e familiares.

Pensando nisso, decidimos falar um pouco sobre as principais tradições brasileiras durante o Natal, bem como explicar como ocorreu o surgimento de cada uma delas.

Troca de presentes

Comum em vários países ao redor do mundo, a troca de presentes também é uma tradição muito comum aqui no Brasil. Os presentes costumam ser dados em amigos secretos, como uma forma de alegrar as crianças ou mesmo para todos os parentes – ainda que seja apenas uma “lembrancinha”. Às vezes, nem os pets ficam de fora. Outra parte importante do costume de presentear entes queridos no natal é deixar o presente embaixo da árvore, claro.

A tradição de trocar presentes no Natal, para alguns, é inspirada na história dos três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Guiados pela estrela de Belém, eles chegaram até o filho de Deus, Jesus Cristo, presenteando-o com ouro, mirra e incenso. Mas também temos o exemplo de São Nicolau, um bispo que nasceu onde hoje está localizada a Turquia e tinha o hábito de distribuir presentes aos pobres.

Peru na ceia

Ainda que não seja uma tradição originalmente brasileira, comer peru no Natal já é um hábito consagrado aqui no Brasil. Deve ser bem complicado para você lembrar de alguma ceia em que este prato, não é? A tradição de comer essa ave na ceia natalina teve início nos Estados Unidos, mas em outra data comemorativa: na festa de Ação de Graças. Mas, com o tempo, também se tornou um símbolo do Natal.

Visita do Papai Noel

O Papai Noel também é uma figura tradicional do Natal aqui no Brasil. Ele provavelmente deve sofrer um pouco com as altas temperaturas por aqui, mas está sempre presente nas festas natalinas em terras tupiniquins.

A ideia mais propagada sobre ele é a de que o personagem é uma representação de São Nicolau, um bispo que viveu no século VI onde hoje é a Turquia e que costumava distribuir presentes aos mais pobres. Mas a figura do Bom Velhinho – gordinho, barbudo e vestido de vermelho –, como a conhecemos hoje, surgiu nos anos de 1930 em campanhas publicitárias. Existe, até mesmo, uma versão maligna desta que é uma das figuras mais clássicas do Natal.

Árvore de Natal e Presépio

Logo somos avisados da proximidade do Natal pelas decorações natalinas nas cidades, lojas e shoppings de todo o Brasil. E, claro, a árvore é um dos principais símbolos dessa decoração, presente também na casa da grande maioria dos brasileiros. De acordo com historiadores, ela teria sido inspirada em festivais nórdicos, que utilizam a árvore como um símbolo de prosperidade durante a chegada do solstício de inverno (21 de dezembro, no hemisfério norte).

Além dela, o presépio natalino é outro elemento indispensável nas decorações natalinas. O hábito de construir a representação da local do nascimento de Cristo se tornou comum no século 13 por influência de São Francisco de Assis, sendo esta uma maneira de manter na mente das pessoas o verdadeiro significado no Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui