A unificação das placas de países que formam o bloco econômico Mercosul tem se tornado, enfim, uma realidade. Após o estado do Rio de Janeiro aderir ao modelo padrão no mês passado, a Lúcia Despachante trouxe com exclusividade para a Bahia o primeiro veículo que rodará com a nova placa.
A novidade foi apresentada na tarde dessa sexta-feira (06), no showroom da Hi-Car Hyundai de Teixeira de Freitas. Marcos Antônio Ferreira da Silva, empresário da Lúcia Despachante, que atua no ramo de emplacamento e consultoria, esclareceu dúvidas à imprensa.
Todos os países do bloco Mercosul estão se adequando ao modelo. A partir de 1º de dezembro, todas as unidades federativas devem se adequar ao padrão. Os custos irão variar de estado para estado, definidos por cada Detran. Os motoristas poderão realizar a substituição voluntariamente ou em situações de emplacamento, transferências e placas danificadas – não sendo ainda obrigatório substituir em circulação regular.
A PLACA
As dimensões da placa permanecem 40cm x 17cm. Terá três números e quatro letras, dispostos em um fundo branco; acima, o nome do país em uma tarja azul. Na lateral, a bandeira do estado e o brasão do município.
O QR-Code é a grande novidade anticlonagem. A norma de segurança é como se fosse a digital da placa, com todas as informações do veículo verificáveis através de aplicativo. Um chip de rastreamento deve ainda compor a placa no Brasil futuramente.
Para Wagner Orletti, administrador da Hi-Car, a mudança será positiva. “A gente percebe que poderá gerar mais agilidade, irá dar mais segurança, pode ser que reduza valor de seguros, e outros fatores. Tudo melhora a eficiência no setor automobilístico. É uma coisa nova, pode causar um desconforto, mas acredito que com o tempo tudo deve ser como é o proposto pela tecnologia”, comentou.
Gostaria de saber como um veículo é emplacado/lacrado fora do seu estado de origem?
Aguardo resposta!
Olá, Antônia
Conforme esclarecimentos oferecidos pela Lúcia Despachante, o veículo é zero quilômetro, adquirido na concessionária de Teixeira de Freitas. No entanto, a placa já foi licenciada no Rio de Janeiro. A ideia foi trazer o modelo no intuito de sanar dúvidas, tendo em vista que a Bahia ainda não tem a placa.
Grato pela comunicação.
cadê a segurança. em um escritório de despachante em outro estado?? essa placa poderia agora está em um carro dublê. ( d3 segura não tem é nada!!!! esse esque só foi para favorecer um empresa mutnacional.!!!!!! Brasil País da Corrupção!!! MPF tem que apurar este esquema.!!!!!!