A Neuralink, startup de chips cerebrais fundada por Elon Musk, realizou uma transmissão ao vivo na quarta-feira (20) apresentando seu primeiro paciente implantado com um chip. Ele jogou xadrez online utilizando apenas a força da mente.
O paciente, Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralisado após um acidente de mergulho, participou da partida de xadrez em seu laptop, movendo o cursor apenas com o dispositivo Neuralink.
Ao lado da engenheira da Neuralink Bliss Chapman, Arbaugh explicou no vídeo transmitido pela plataforma de mídia social X, também de Musk, como ele foi capaz de controlar o mouse do jogo utilizando apenas seus pensamentos.
“A cirurgia foi super fácil”, disse Arbaugh, referindo-se ao procedimento de implante. “Recebi alta do hospital literalmente um dia depois. Não tenho deficiências cognitivas”. Arbaugh recebeu um implante da empresa em janeiro, disse Musk no mês passado.
No mês passado, a Reuters relatou que inspetores da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA identificaram questões relacionadas à manutenção de registros e controle de qualidade em experimentos com animais conduzidos pela Neuralink, menos de um mês após a startup anunciar que recebeu autorização para testar seus implantes cerebrais em seres humanos.
Até o momento, a Neuralink não forneceu respostas às perguntas sobre a inspeção realizada pelo FDA.
A Neuralink apresentou para todo o mundo o seu primeiro paciente, seu nome é Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou tetraplégico em um acidente de carro oito anos atrás, agora ele é capaz de controlar um computador e jogar xadrez apenas usando o cérebro. pic.twitter.com/5WaC5ywAZu
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) March 21, 2024
Fonte: Tecnologia.ig