Apresença da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Barreiras se destaca em um importante Workshop voltado para combater agrotóxicos ilegais e promover as melhores práticas agrícolas. Este evento tem como objetivo fomentar, disseminar e promover a adoção de ações educacionais com impactos positivos na segurança no campo, na preservação do meio ambiente e na utilização correta de tecnologias de defesa agrícola, ao mesmo tempo em que visa reduzir práticas ilegais relacionadas aos insumos agrícolas contrabandeados e falsificados. O evento foi realizado em parceria com a ADAB-Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, e contou com a presença do Chefe da Delegacia da PRF em Barreiras, Cleiton Correia e policiais rodoviários federais que atuam na região.
O comércio ilegal de insumos agrícolas é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria agrícola no Brasil, atingindo mais de 20% do comércio de defensivos químicos e sementes no país. A disseminação de conhecimentos e o compartilhamento de informações sobre tecnologias e métodos de identificação de produtos falsificados, contrabandeados e roubados são, portanto, uma importante contribuição da PRF e de outras entidades aos órgãos de fiscalização e de segurança pública. Além disso, a colaboração na destinação adequada do passivo de insumos ilegais apreendidos por autoridades públicas é fundamental.
A colaboração entre diversas entidades e órgãos públicos é fundamental para combater o comércio ilegal de insumos agrícolas e promover uma agricultura mais segura, sustentável e em conformidade com a lei.