A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou no dia 28 de novembro o sistema “SINAL”, em substituição ao antigo sistema “SINARF/Alerta”. A partir de agora, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no Portal da PRF.
Segundo a PRF, depois de realizado o cadastro, uma mensagem do tipo “pop-up” será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estiverem em serviço operacional num raio de 100 km do local da ocorrência, ou por onde o veículo passar. Desta forma, poderão ser localizados e recuperados mais facilmente.
Os agentes da PRF poderão acessar os dados lançados no SINAL para conferir as informações e, caso necessário, rejeitar a denúncia caso seja verificado que se trata de falso relato.
Para inclusão de registro, o cidadão deverá acessar o ícone “SINAL” pelo portal da PRF ou diretamente pelo link www.prf.gov.br/sicop/sinal. Ao concluir o preenchimento do formulário o registro automaticamente será reportado aos policias nas consultas dos sistemas da PRF.
A PRF ressalta que o registro no SINAL não substitui a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Civil.