Atualmente o que mais se vê é individualismo. Exatamente o oposto do que Jesus nos ensinou em Mateus 22:39 “amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Infelizmente, os valores morais têm sido invertidos e há uma relativização de certo e errado. Estamos muito preocupados com nós mesmos e olhar para o lado vem se tornando uma tarefa difícil.
A tecnologia vem sendo aprimorada a cada dia, mas na medida em que possuímos mais aparatos eletrônicos e novidades, vamos nos distanciando dos outros, da realidade que estamos inseridos. Quantas vezes você já esteve numa roda de amigos e pelo menos um deles não deixou o celular de lado por mais de 5 minutos? É algo com que nos deparamos diariamente.
Particularmente, não vejo sequer uma vantagem em se fechar e fingir que o mundo não importa ou que as outras pessoas significam menos que nossos problemas. Na internet há um vídeo chamado “Disconnect to connect” – Desconecte para conectar; onde de forma bastante didática vemos que para o mundo funcionar, as pessoas precisam estar interligadas e interagindo entre si. Assistindo a este vídeo, é impossível não se dar conta de que é necessário estar atento ao mundo real e aos outros.
Devemos considerar nosso comportamento de forma que nossas preocupações não ocupem mais tempo do que quando estamos apreciando as coisas boas da vida. Estamos cercados de pessoas que querem nosso bem, mas se estivermos envoltos em individualismo e tecnologia, a verdade é que estas boas ações e cuidados nem serão notados. Nunca se esqueça de que nada na vida se faz sozinho, sempre dependemos dos outros.