Presidente Ronaldo Cordeiro quer melhoria genética da bovinocultura do leite em Teixeira

Presidente da Câmara de Teixeira, Ronaldo Cordeiro. Foto Ascom

Na sessão desta última quarta-feira, dia 7 de agosto, da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), presidente da mesa diretora, apresentou e conseguiu aprovação unânime do parlamento a Indicação Legislativa 405/2019, solicitando ao prefeito Temóteo Brito que encaminhe ao Legislativo um Projeto de Lei instituindo o “ Programa Municipal de Melhoramento Genético em Bovinocultura de Leite.

O Programa de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite, segundo Ronaldo Cordeiro, tem o objetivo de estimular a produção leiteira no município através da implantação de um banco de sêmen para inseminação artificial do rebanho.

“Uma das causas do baixo índice de produtividade do gado de leite na região extremo sul é a baixa qualidade genética dos animais. Isso acontece, em grande parte, porque a maioria dos produtores desconhece ou tem pouco conhecimento sobre os conceitos do melhoramento genético. Pouco adiantará a esses produtores aprimorarem as técnicas de manejo se o animal não possui potencial genético para aumentar a produção”, diz.

O Brasil conta com diversos sistemas de produção de leite, desde rebanhos altamente especializados, em sistema de confinamento total, até sistemas extensivos, com utilização de animais mestiços de produção modesta, sendo muitas vezes animais cruzados.

O aumento da eficiência reprodutiva passa pelo entendimento dos fatores que afetam a reprodução e, assim, pelo direcionamento da seleção genética, incluindo a escolha das vacas e dos touros que entrarão em reprodução e o uso de biotécnicas reprodutivas adequadas a cada propriedade.

“Qualquer que seja o procedimento usado é importante que animais de genética superior sejam identificados. O progresso genético por ano depende da seleção praticada, do quanto a característica é herdada, da sua viabilidade e intervalo de geração”, completa Cordeiro.

Após ser aprovada a Indicação foi encaminhada ao gabinete do prefeito Temóteo Brito, que poderá encaminhar de volta o Projeto de Lei à Câmara, sendo posteriormente votado e se aprovado e sancionado virará lei.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui