Operação realizada pela Polícia Militar em Joaíma, Minas Gerais, ocorreu no início da semana depois que a Central recebeu informações que homens armados estariam circulando pelos bairros da cidade em um carro modelo Astra, que supostamente pertence ao presidente da Câmara de Vereadores do município.
Após o trabalho de investigação, a PM chegou ao sítio do presidente, o vereador Sancler de Oliveira Pinheiro, 47 anos. Depois de conversas com os militares, o Sancler autorizou o procedimento de busca em seu imóvel onde foi encontrada em cima do forro do banheiro, uma pistola calibre ponto 380, com numeração raspada e 19 cartuchos intactos, uma pistola 9 milímetros com cinco cartuchos intactos e uma garrucha de fabricação artesanal.
De acordo com uma adolescente que sobreviveu a um atentado no dia 10 de junho, onde duas pessoas foram mortas, o veículo Astra teria sido usado pelos atiradores. Na ocasião, o menor chegou acusar formalmente o vereador de participação no crime.
Sancler já residiu em Teixeira, onde foi preso com drogas e uma arma em março de 2009. No final do mês de maio deste ano, ele sofreu uma tentativa de homicídio depois de ter o carro cercado pelos criminosos. O vereador foi baleado e conseguiu dirigir até o quartel da Polícia Militar, quando foi socorrido e levado para o hospital.
Além dele, outros dois teixeirenses foram detidos na operação, um deles é Jonatas de Oliveira Mendes, 21 anos, acusado de ter matado o amigo, Autielis Cardoso Kofuji, 26 anos, no Loteamento Nanuque no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas.
Na época do crime, Jonatas e Autieles estariam brincando com a arma que disparou acidentalmente. O autor chegou a ser preso, mas teve a prisão relaxada.
fonte sulbahianews