Na tarde desta quinta-feira (12), diretores de 288 escolas estaduais representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia receberam o Prêmio Gestão da Aprendizagem, durante cerimônia realizada no Costa do Sauípe Resort, município de Mata de São João. A premiação é um reconhecimento às escolas que se destacaram por suas ações inovadoras e eficazes, mobilizando e comprometendo estudantes em todo o estado.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e põe foco no papel essencial das escolas na mobilização e no engajamento dos estudantes. A secretária da Educação, Rowenna Brito destacou a importância do prêmio e o compromisso com o futuro da educação. “O prêmio que estamos entregando hoje é para comemorar as vitórias da educação, mas também para refletir e olhar para frente. Precisamos dar continuidade a esse trabalho e vamos construir com os diretores e diretoras da nossa rede o melhor caminho para entregar aos nossos estudantes a melhor educação da Bahia”.
O Prêmio Gestão da Aprendizagem contempla unidades escolares da rede estadual com turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e/ou 9º ano do Ensino Fundamental, que atenderam critérios como o uso comprovado dos cadernos de recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a mobilização para o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), a inscrição de pelo menos 80% dos alunos da 3ª série no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de, no mínimo, 60% dos estudantes em Regime de Progressão Parcial na Segunda Avaliação Somativa do RPP.
Ao todo, R$ 5 milhões estão sendo destinados às escolas premiadas, com os valores divididos de acordo com o número de estudantes matriculados em cada unidade. Os recursos serão repassados via Fundo de Assistência Educacional (Faed), reforçando o compromisso com a educação pública de qualidade.
Rosimere Marques Cardoso Farias, diretora do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, localizado do município de Riacho de Santana, pertencente ao NTE 2, sediado em Bom Jesus da Lapa, falou da alegria em receber o prêmio. “É com muita felicidade que estou recebendo em nome da minha escola o Prêmio Gestão da Aprendizagem 2024. Para que ele chegasse até as nossas mãos, tivemos uma caminhada coletiva e diária, de muita dedicação, perseverança, e de muito acreditar que tudo é possível quando se faz um trabalho juntos. Ter um governador que preza pela educação de qualidade, ter uma secretária que é do chão da escola e que está à frente da educação é um orgulho, e é uma esperança de uma educação verdadeiramente transformadora”.
Larissa Costa Melo, diretora do NTE 5, com sede em Itabuna, compartilhou o orgulho dos seus diretores de escola. “Para nós é uma grande satisfação estarmos aqui com os nossos diretores. Espero que esse prêmio sirva de incentivo para que em 2025 consigamos um resultado ainda melhor do que já tivemos em 2024. Comparado com 2023, os avanços estão claros. Para nós é um motivo de celebração, de gratidão, de finalização de ano letivo com o louvor”
A programação do evento começou na quarta-feira (11) com a cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Na manhã desta quinta-feira, foram realizadas apresentações de painéis destacando boas práticas das escolas e dos Núcleos Territoriais de Educação, consolidando o evento como um espaço de troca de experiências e valorização do trabalho pedagógico. O evento se encerra amanhã (13), reforçando o compromisso da rede estadual com a excelência e a inovação na educação pública da Bahia.