A prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na quarta-feira, 25 de janeiro, no Posto de Saúde 05, mais um Mutirão do Glaucoma, com atendimentos gratuitos para o diagnóstico e tratamento da doença.
Segundo a equipe, foram realizados exames de acuidade visual, tonometria (medição da pressão intra-ocular) e atendimentos com a médica oftalmologista. Os pacientes diagnosticados com glaucoma, foram encaminhados para a farmácia para poder fazer a dispensação do colírio que o paciente usará durante três meses.
O Mutirão é uma ação ofertada pelo município sazonalmente, com a presença de oftalmologistas e dos técnicos. A iniciativa, que tem a parceria com o Governo do Estado, ajuda muitos itanheenses que buscam o tratamento gratuito.
Segundo a secretária da Saúde, foram atendidas 100 pessoas, entre elas pacientes de primeira vez. O intuito da Gestão Municipal é ofertar aos munícipes serviços de qualidade, atender o maior número possível de pacientes, identificar o diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo, para evitar danos maiores e a evolução da doença.
O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina, responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos, sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.