Prefeitura promove seminários sobre Diversidade Cultural, Educação Indígena e Horta Escolar

Nos dias 27 e 28 de maio, o Centro de Cultura de Porto Seguro ficou movimentado com a realização, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, do I Seminário de Diversidade Cultural Afrodescendente e Educação Indígena e o III Seminário do projeto Educando com a Horta Escolar.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade e dos secretários de Educação, Dilza dos Reis; Governo e Comunicação, Sandra Rizo e Administração, Lauro Setúbal, além da superintendente de Assuntos Indígenas, Soraia Perelo; a secretária executiva, Marizélia Costa e a coordenadora do projeto Educando com a Horta Escolar, Tatiana Longo. A cerimônia de abertura incluiu ainda o lançamento de dois livros: “Contextualizando as Atividades Pedagógicas do Projeto Educando com a Horta Escolar” e “Trinta Anos de Arte pela Igualdade”, de Maurício Pestana.

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, destacou a importância que a sua gestão tem dado para às questões indígenas e os avanços experimentados. “Nossa logomarca tem a imagem de um indígena e não fazemos uma viagem de promoção do nosso destino sem levar um casal de indígenas, para mostrar ao Brasil a cultura e a arte pataxó”, destacou. Abade lembrou que durante uma das viagens para o Salão de Turismo, em São Paulo, os organizadores chegaram a ligar para a Prefeitura, preocupados com a presença dos índios. “Nossos indígenas são embaixadores da paz e no final, os organizadores ficaram tão satisfeitos com a presença deles, que renovaram o convite para que eles voltassem a participar do evento no ano seguinte”, contou o prefeito.

Justas homenagens

A coordenadora do projeto Educando com Horta Escolar, Tatiana Longo, homenageou pessoas que contribuem com o sucesso do projeto, que por meio da ação escolar e de uma educação integral também dos professores, pretende gerar mudanças na cultura da comunidade, no que se refere à alimentação nutrição, saúde e qualidade de vida. Os homenageados pela coordenadora foram o secretário de Administração, Lauro Setúbal; a secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo e a secretária Executiva da Prefeitura, Marizélia Costa, considerada a madrinha do projeto.

O secretário de Administração Lauro Setúbal, se disse honrado com a homenagem e aproveitou para agradecer ao prefeito Abade pela confiança e oportunidade de vida, no comando do setor de Administração do município. “Nosso trabalho é como a semente que Tatiana planta nas escolas e maneira que a gente tem de agradecer a alguém pela confiança depositada é honrando essa confiança e retribuindo com serviços prestados em favor da população”, disse o secretário destacando as inúmeras realizações do prefeito Abade em favor do município e sua gente.

A secretária de Governo e Comunicação, Sandra Rizo, também foi homenageada pelo apoio incondicional que deu ao projeto desde o primeiro contato com a coordenadora Tatiana. “Quando vi esse projeto pela primeira vez só pude sentir muita emoção, porque lembrei da minha infância no Rio de Janeiro, quando tive a oportunidade de aprender com um projeto de plantio na escola. Desejo que os professores recebam esse projeto e se tornem ídolos de seus alunos, como os meus foram para mim. Essa proposta é a melhor ferramenta que eles têm para ajudar a moldar a personalidade dessas crianças”, declarou o secretária. Ela parabenizou o prefeito por ter abraçado o projeto. “Abade foi o primeiro prefeito a acreditar, porque ele tem o compromisso e a determinação de transformar a vida da população, através do conhecimento e da informação”, enfatizou.

A secretária executiva, Marizélia Costa foi quem apresentou ao prefeito o projeto Educando com a Horta Escolar. Marizélia recordou o dia em que encontrou Tatiana com o projeto debaixo do braço, chorando por achar que não conseguiria implantá-lo em Porto Seguro. “Eu disse a Tatiana, não chore, vamos apresentar seu projeto ao prefeito e eu tenho certeza que a Abade irá apoiá-la”. E segundo Marizélia, foi assim que aconteceu, na mesma hora o prefeito abriu as portas da Secretaria de Educação e atualmente, 32 escolas do município já implantaram e estão desenvolvendo com sucesso suas hortas.

Durante os seminários foram debatidos e refletidos temas acerca de questões socioculturais e econômicas regionais, traçando linhas de ações e políticas alternativas para as comunidades locais. No sábado dia 28, os temas das palestras ministradas foram os seguintes: “As Relações Interpessoais e o Contexto Socioeducacional”, com Wellington Salgado; “Perspectiva de Ampliação da Lei 10.639/03 sob o Ponto de Vista do Mercado Editorial”, com Maurício Pestana; “Sociodiversidade Cultural: Multiculturalismo, Tolerância e Inclusão”, com Rosilene de Araújo Cruz (Tuxá) e Edson Machado Brito; “Políticas Alternativas/ Sustentabilidade”, com Eurico Sena (Baniwa); Formação das Identidades de Questões”, com Cristiano Raykil e “Diversidade Cultural: Temática Indígena na Sala de Aula”, com Francisco Vardelei Ferreira da Costa.

Fonte:Hilda Rodrigues/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui