Prefeitura promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino

Prefeitura promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino
Prefeitura promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino. Fotos: Ascom

Realizado em parceria do If Baiano (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia), o curso “Boas Práticas na Fabricação de Alimentos para Merendeiras” é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas. Iniciado nesta quarta-feira (25), no auditório da Escola Municipal São Lourenço, o curso segue até o dia 1º de outubro.

A merendeira da Escola M. Vila Varga, Maria de Jesus, fala de suas expectativas com a realização do curso. “Para mim e todas nós o curso será muito bom, faz tempo que esperamos o curso e apesar de ter, eu mesma tenho mais de 10 anos como merendeira, espero aprender a fazer coisas novas para as crianças”.

A capacitação tem como objetivo qualificar as merendeiras a preparar, armazenar de forma adequada, higiênica e segura os alimentos como explica o Professor Gutto Monzelle, que é orientador dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (Cursos FIC) do Instituto Federal. “O curso prevê a capacitação e qualificação das auxiliares de merenda escolar do município de Teixeira de Freitas, na intenção de ensinar e auxiliar a elas no processo de manipulação de alimentos com qualidade, de segurança alimentar. O importante hoje na alimentação é você produzir alimento seguro, onde a pessoa/consumidor e neste caso nós estamos falando de crianças, que elas possam se alimentar, com a garantia que não vão adquirir doenças por uma manipulação incorreta e inadequada”.

“O curso faz parte de uma legislação, de uma norma preconizada pela ANVISA, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e além do conhecimento que é essencial, os participantes saem dele com a certificação dos Cursos FIC de 20h, também registrado e catalogado lá pelo Instituto Federal Baiano, válida pra todo o território nacional”, concluiu o Professor.

A diretora Administrativa da SMEC, Danielle Ferraz, também esteve presente na abertura do evento e comenta a sua realização. “Esse é um evento que há muito tempo era cobrado pelo Conselho de Alimentação Escolar – CAE e esperado por nossas merendeiras, e que através da parceria com If Baiano concretiza-se. Esperamos com ele (Curso) evitar o desperdício, com a melhora do aproveitamento e manuseio dos alimentos e o descarte das sobras, uma questão ambiental séria que impacta a todos e que tem trazido problemas para a manutenção das escolas, exatamente por causa desse mal descarte que acaba levando restos para os ralos e consequentemente esgotos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui