Prefeitura promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino

Prefeitura promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino. Fotos: Ascom

Realizado em parceria do If Baiano (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia), o curso “Boas Práticas na Fabricação de Alimentos para Merendeiras” é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas. Iniciado nesta quarta-feira (25), no auditório da Escola Municipal São Lourenço, o curso segue até o dia 1º de outubro.

A merendeira da Escola M. Vila Varga, Maria de Jesus, fala de suas expectativas com a realização do curso. “Para mim e todas nós o curso será muito bom, faz tempo que esperamos o curso e apesar de ter, eu mesma tenho mais de 10 anos como merendeira, espero aprender a fazer coisas novas para as crianças”.

A capacitação tem como objetivo qualificar as merendeiras a preparar, armazenar de forma adequada, higiênica e segura os alimentos como explica o Professor Gutto Monzelle, que é orientador dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (Cursos FIC) do Instituto Federal. “O curso prevê a capacitação e qualificação das auxiliares de merenda escolar do município de Teixeira de Freitas, na intenção de ensinar e auxiliar a elas no processo de manipulação de alimentos com qualidade, de segurança alimentar. O importante hoje na alimentação é você produzir alimento seguro, onde a pessoa/consumidor e neste caso nós estamos falando de crianças, que elas possam se alimentar, com a garantia que não vão adquirir doenças por uma manipulação incorreta e inadequada”.

“O curso faz parte de uma legislação, de uma norma preconizada pela ANVISA, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e além do conhecimento que é essencial, os participantes saem dele com a certificação dos Cursos FIC de 20h, também registrado e catalogado lá pelo Instituto Federal Baiano, válida pra todo o território nacional”, concluiu o Professor.

A diretora Administrativa da SMEC, Danielle Ferraz, também esteve presente na abertura do evento e comenta a sua realização. “Esse é um evento que há muito tempo era cobrado pelo Conselho de Alimentação Escolar – CAE e esperado por nossas merendeiras, e que através da parceria com If Baiano concretiza-se. Esperamos com ele (Curso) evitar o desperdício, com a melhora do aproveitamento e manuseio dos alimentos e o descarte das sobras, uma questão ambiental séria que impacta a todos e que tem trazido problemas para a manutenção das escolas, exatamente por causa desse mal descarte que acaba levando restos para os ralos e consequentemente esgotos”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui