Por meio de uma parceria com o Governo da Bahia, através da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a Prefeitura de Mucuri por intermédio da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, entregou na manhã desta quarta-feira (16/08), após uma vistoria técnica, o tão sonhado sistema de abastecimento de água do bairro 1º de Maio, na zona oeste da cidade. A expansão da rede de abastecimento de água encanada da EMBASA executada na localidade, para a beneficiar diretamente 152 famílias que antes não eram atendidas por este serviço público essencial, e agora passam a contar com o fornecimento de água tratada e de qualidade em suas residências.
Para que a obra de extensão da rede de água encanada chegasse até o bairro 1º de Maio, o Município de Mucuri e a EMBASA investiram um valor de recursos na ordem de R$ 250 mil. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), disse que o feito não foi uma promessa de campanha, mas se sentiu na obrigação, após urbanizar e levar energia elétrica ao local, de ampliar os benefícios, levando inclusive, a água aos seus moradores. ”A expectativa é que com a chegada do abastecimento hídrico no 1º de Maio, mais pessoas poderão chegar ao bairro, outros serviços também chegarão juntos, proporcionando mais conforto, comodidade e bem estar aos seus habitantes”, assegurou.
E acrescentou: “Enquanto município nos sentimos felizes em contribuir com este projeto que é levar abastecimento de água para o 1º de Maio. Nós assumimos este compromisso logo após urbanizarmos e entregarmos a energia elétrica com a iluminação de LED. Agora a água tratada chega às residências dos seus moradores. Com muita alegria concretizamos este sonho, pois estamos melhorando a qualidade de vida da população. Seguiremos levando políticas públicas para os quatro cantos do município”, ressaltou o prefeito Robertinho.
O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva informou que os novos investimentos operacionais foram visando não somente dar maior segurança hídrica à operação do sistema de fornecimento de água, como também otimizar a distribuição e ampliar a oferta. Explica que as equipes vêm mantendo as obras de expansão para novas localidades previstas para este ano. Segundo Damiraldo Silveira, a cidade de Mucuri tem crescido, especialmente nos dois últimos anos e meio, requerendo uma ampliação e reforço no sistema de distribuição de água tratada, principalmente para atender às novas zonas de expansão da cidade, como foi o caso agora do bairro 1º de Maio. Somente nesta atual gestão a EMBASA em parceria com o município implantou o sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, em Itabatã e concluiu as obras do terceiro reservatório de água da cidade de Mucuri que dobrou a capacidade de reserva da sede, além de vários outros investimentos na cidade e no interior do município.
Durante a entrega do sistema de água do bairro 1º de Maio aos moradores nesta quarta-feira (16), o gerente do escritório local da EMBASA em Mucuri, Rafael Fernandes Miguel, enalteceu a parceria da Prefeitura Municipal com a EMBASA, pois, para execução da obra, o município entrou com as frentes de trabalho de escavação e reaterro, e a EMBASA com o material e a mão de obra qualificada. E com a conclusão do sistema de abastecimento de água da comunidade, destaca Rafael Miguel, Mucuri passa a ser a primeira cidade/sede do extremo sul da Bahia a conquistar 100% de cobertura de água tratada da EMBASA, que não representa somente água potável nas torneiras, também saúde humana, qualidade de vida, valorização urbana e desenvolvimento social.
Segundo o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, esta é uma grande conquista para uma comunidade que tinha dificuldade em conseguir água de qualidade. “Aqui os trabalhos executados pela Prefeitura de Mucuri e a EMBASA duraram 6 meses para que os moradores deste bairro passassem a contar com o fornecimento de água tratada. Agora, vamos trabalhar para que eles continuem consumindo água, mas sem desperdício. A entrega do novo sistema de água no 1º de Maio faz parte de um investimento sequencial do Município de Mucuri em parceria com o Governo do Estado, incluindo saneamento básico, sistemas de água, reservatórios e ampliações de redes com o objetivo de garantir vida nova para à população e água potável e de qualidade”, destacou o engenheiro Yuri Miranda.
O senhor José Conceição do Nascimento, da Rua Tubarão, disse que com a chegada da água nas suas torneiras, sente o alívio de não precisar percorrer os 400 metros que a separava de uma cacimba com água salobra e sem tratamento. “Eram cinco baldes de água todo o dia”. Os baldes que antes utilizavam para transportar água, agora servem como reservatório. “Antes eu comprava água para consumo próprio, com a chegada desse líquido branquinho e transparente, tenho água para o uso e para beber, pois agora é a nossa fonte de água doce usada para o consumo diário e é boa para beber. Só tenho que agradecer a Deus, a EMBASA e o nosso prefeito Robertinho que tanto tem feito por nós aqui neste bairro”, comemorou o morador José Conceição.
O comerciante Cristiano Anacleto da Silva, da Avenida Coca Cola, diz que este foi um momento muito aguardado na localidade. “Agora não temos mais preocupação com a água que passou a cair na nossa torneira. É um sonho para quem mora aqui. Agora temos água permanente durante todo o ano, não só quando chove bem”, se referindo ao abastecimento alternativo da cisterna que reserva água das chuvas. Como lida com o comércio, Cristiano precisou investir em armazenamento de água. “Com a falta d’água, eu comprei dois tanques. Agora, a água chega na torneira todos os dias. A ação nos garante não somente o acesso à água potável, mas melhora consequentemente a qualidade de vida e saúde das 150 famílias existentes na localidade. Era necessário a implantação da rede de distribuição de água, além de serviços gerais. Hoje é um dia de festa para todos nós. Esperávamos ansiosos por água de qualidade e finalmente o momento chegou. Nosso agradecimento à EMBASA e ao prefeito Robertinho pelo compromisso honrado conosco”, relatou.
Histórico do bairro 1º de Maio
Na primeira semana de novembro do ano 2020, no período das eleições municipais que naquele ano ocorreu em 15 de novembro, o atual prefeito “Robertinho” caminhou no bairro 1º de Maio em um dia de muita chuva e sentiu na pele a condição daquela gente – e, disse na ocasião, se fosse eleito que abriria as ruas do bairro e levaria a energia elétrica para os seus moradores. Não só já cumpriu as duas promessas, como o gestor também iluminou o bairro e agora entregou a água potável aos seus moradores, além de já ter anunciado que vai pavimentar as 13 ruas do bairro.
No começo do ano de 2021, logo no início da atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), o governo municipal levou uma melhor condição de vida aos moradores do bairro 1º de Maio, que há 9 anos viviam sobre uma área alagada e nas épocas chuvosas a situação ficava ainda pior para os seus moradores, sem a mínima condição de tráfego de veículos.
Inicialmente o bairro 1º de Maio, na cidade de Mucuri, recebeu o mutirão de limpeza e em seguida as obras de infraestrutura urbana com aterramento das vias públicas, cujos serviços ofereceram aos moradores, pela primeira vez, desde a fundação do bairro, o direito de ir e vir com segurança, acesso rápido e fácil.
O bairro 1º de Maio foi fundado no ano de 2012, fruto de uma ocupação, em cima de uma área arenosa, adjacente de uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas. Em junho de 2021, máquinas e homens concluíram os trabalhos nas 13 ruas, proporcionando a população uma melhor trafegabilidade.
As ruas e avenidas que estavam completamente abandonadas, deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos. Na época as ruas do bairro receberam um aterramento apropriado, foram patroladas, depois os rolos compactadores fizeram o trabalho de compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima.
Depois, em parceria com a COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Mucuri implantou o sistema de energia elétrica do bairro 1º de Maio, ao completar 10 anos de fundação. Onde foram instalados dezenas de postes e vários transformadores, beneficiando centenas de famílias. No dia 7 de setembro de 2022, o prefeito Robertinho esteve no bairro para entregar a energia elétrica aos seus moradores.
No início da noite daquela terça-feira, o prefeito Robertinho, visitou o bairro e aguardou os moradores chegarem em casa depois de mais um dia de trabalho, para entregá-los a grande novidade. Finalmente, após 10 anos de espera, além da energia elétrica, a comunidade recebeu da Prefeitura Municipal a instalação da iluminação em LED, trazendo a valorização que tanto aguardavam, marcando a mudança na vida daquelas pessoas. Desta vez o Município de Mucuri em parceria com a EMBASA investiram recursos na ordem de R$ 250 mil, nas obras para extensão da rede de água encanada até o bairro 1º de Maio.