Prefeitura do Prado promove a III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A prefeitura do Prado, através da Secretaria de desenvolvimento social, promoveu durante toda esta terça-feira, 23, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Hotel Praia do Prado, no bairro do Basevi. O evento, que tem como objetivo a discussão de políticas públicas para crianças e adolescentes, reuniu cerca de 100 pessoas, das 8h às 17h.

Durante a conferência foram ministradas palestras com a conselheira tutelar do Prado Jocelândia Alves dos Santos Almeida, com o representante do Ministério Público, Gabriel Andrews Santos Xavier, e com a secretária de Educação do Prado, Bruna Giordo. Participaram do evento professores, profissionais liberais, sociedade civil, representantes da comunidade indígena, MST, presidente de associações e representantes dos quilombolas.

Com o tema “Mobilizando, implantando e monitorando as políticas públicas para as crianças e adolescentes”, o evento abordou pontos como a promoção e universalização em um contexto de desigualdade, proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos e o fortalecimento do sistema de garantia e direito.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Amaral, “o evento tem uma importância muito grande, pois não podemos descuidar das nossas crianças e adolescentes. Eles são o futuro da nossa cidade”.

O presidente do CMDCA, Antônio Leal dos Santos, também destacou a importância do evento, principalmente por estar cumprindo uma determinação do Conanda (Conselho Nacional de Proteção da Criança e do Adolescente). “A cada 3 anos o município precisar se reunir discutir e escolher novos delegados”, afirmou Antônio.

Participante do evento, Solange Santos, coordenadora do ProJovem no Prado, ressaltou que o encontro contribui para “fazer valer a garantia dos direitos e dar base de sustentação para os jovens, evitando que eles se encaminhem para as drogas”. O educador social do CREAS, Leandro de Salles, disse que o evento é “importante para esclarecer e divulgar os direitos das crianças, além de criar políticas públicas para solucionar os problemas atuais”.

O evento também é uma parceria entre o Conselho Tutelar, o CMDCA e o Banco Santander, através do projeto “Eu sou Amigo de Valor” que beneficia instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui