Prefeitura de Teixeira de Freitas prepara Viveiro Municipal de mudas frutíferas

Foto: Ewerton Silveira

Em processo de construção, o Viveiro Municipal de Teixeira de Freitas pode ser considerado uma realidade. Proposto pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “será destinado à produção, ao manejo e proteção de mudas até que tenham idade e tamanho suficientes para transporte, plantio e resistência, para bom desenvolvimento”, afirma o secretário de Agricultura do Município, Dori Neves.

O secretário ainda acredita que o Viveiro beneficiará pequenos e médios agricultores, interessados no plantio de mudas frutíferas no município. “As mudas que devem sair do nosso viveiro, terão como critério o fortalecimento das comunidades rurais. Nossa ideia é criar polos de cultivo da mesma fruta, definidos pelas comunidades e que possibilitem a criação de pequenos negócios, como fábricas de polpa, doce ou de qualquer outra finalidade, mas primeiro precisamos concluir as obras, que são um compromisso da gestão Temóteo, marcada pelo apoio aos agricultores e pecuarista do nosso município”.

Idealizado para ser permanente e funcional, o Viveiro também produzirá diferentes tipos de plantas, não limitando-se apenas as espécies frutíferas. Auxiliando na recuperação de nascente e recomposição da Mata Atlântica.

Localizado no bairro Residencial dos Pioneiros, o Viveiro Municipal contará com três espaços distintos, para o manejo das plantas. Sendo eles:

Casa de Vegetação: local construído em alvenaria e estrutura de concreto armado, destinado a serviços de escritório, estocagem de insumos e ferramentas, bem como local para a atividade de semeadura, (local destinado à área de produção de mudas);

Casa de Sombra: construído em perfis metálicos com fechamentos em filme transparente, com cobertura em tela de sombreamento, (local destinado ao processo de rustificação das mudas), que é a fase final do processo;

Estufa: local construído em perfis metálicos com fechamentos em filme transparente, (local destinado à aclimatação das mudas).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui