Na quinta-feira, 04 de fevereiro, a Prefeitura de Teixeira de Freitas iniciou o pagamento dos salários dos médicos, que não entraram no acerto da Saúde. A Secretaria de Finanças identificou que havia profissionais sem receber desde julho de 2020, uma parte desde setembro e a maioria com salário atrasado desde novembro. Devido ao montante, a atual gestão encontra dificuldade em regularizar a situação.
O secretário de finanças, Anderson Carlos Riva, explicou que as notas estão em análise pela controladoria e são pagas assim que este setor faz a liberação: “Já conseguimos efetuar muitos pagamentos e nos próximos dias devemos praticamente liquidar todos os salários que estão atrasados até o vencimento de 30 de novembro de 2020. Os profissionais que ainda não receberam terão os valores creditados assim que o processo estiver liberado na controladoria”.
A atual gestão recebeu a administração em uma situação financeira extremamente crítica, sem dinheiro em caixa e com diversas dívidas. O prefeito Dr. Marcelo Belitardo ressaltou que sua prioridade neste momento é efetuar o pagamento dos salários dos servidores, processo que vem acontecendo ao longo do mês de janeiro e teve continuidade agora em fevereiro.
Neste momento específico de pandemia da covid-19, fica ainda mais ressaltada a importância dos profissionais da saúde. E a gestão destaca a gratidão aos médicos do município que continuaram prestando seu essencial serviço mesmo sem receber há tantos meses.
“Nossos médicos mais uma vez deram prova de heroísmo, trabalhando incansavelmente apesar da questão financeira. Estamos felizes em conseguir acertar esses salários mais atrasados e continuaremos trabalhando para quitar tudo que estava em aberto. Mas temos pouco mais de um mês de governo e a nossa situação ainda é muito frágil do ponto de vista econômico, por isso seguimos contando com a paciência dos nossos servidores e fornecedores”, pontuou Anderson.
O objetivo da gestão é fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis, honrando os pagamentos dos servidores, e oferecendo serviços de qualidade à população. Tudo isso será feito sempre com muita transparência, para que todos os municípios tenham acesso à situação financeira da cidade.