Segundo a pedagoga e contadora de histórias infantis, Andréa Pereira. “Relevante no processo educacional ela (a literatura) é de grande importância não só para crianças, mas também para os adultos e em todo o contexto educacional. Seja por prazer, estudo ou informação, a prática da Leitura aprimora o vocabulário, desenvolve o raciocínio e ajuda na interpretação do mundo.”
A literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizagem, não apenas a nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos. “Nesse contexto da educação a literatura favorece o aprendizado das crianças em todos os aspectos. Existem diversas atividades para essa finalidade e, todas têm como foco o incentivo à leitura, elas são feitas através de rodas de leitura, contação de história, dramatização, caixa de leitura, sacola literária, reconto, leitura oral e silenciosa, então, são assim diversas atividades que tanto famílias, como escolas podem estar planejando no intuito de incentivar o gosto pela leitura”.
“Entre todas as atividades que citei, para mim está a contação de história, pela qual me apaixonei por amar Livros, em especial os de literatura Infantil e infanto juvenil. A qual deixo como sugestão de atividade para as famílias que por conta das medidas de contingenciamento ao coronavírus, estão em casa com seus filhos”, conclui a Pedagoga, que mantém pelas redes sociais a contação de histórias infantis.
O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Hans Andersen foi o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil, incluindo importantes lições de moral nas entrelinhas. Dentre as principais obras do autor está “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, entre outros contos.
A iniciativa para a criação do Dia Internacional do Livro Infantil foi do Concelho Internacional sobre Literatura para Jovens – IBBY, que comemoram esta data desde 1967.