Nesta terça-feira, 20, a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas visitou a comunidade rural Bela Manhã para cadastrar moradores no projeto Escoar, uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O chefe da divisão de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, André Muzza, explicou que o objetivo dessa iniciativa é dar mais suporte especializado para os produtores rurais: “Através do Escoar poderemos impulsionar a produtividade e profissionalizar o que esses trabalhadores já realizam. Poderemos dar suporte para conseguir crédito, melhorar a logística, distribuição, dentre vários outros pontos que hoje estão deficitários”.
A Secretária de Agricultura, Elenita Medrados, assegura que a pasta já está atuando para garantir o sucesso do Escoar: “Fomos convidados para integrar esse projeto e com certeza ofereceremos tudo que temos de melhor. A intenção aqui é colocar um poço artesiano, melhorar o solo para aumentar a produtividade e fazer com que haja muito mais força agrícola para o Bela Manhã”.
Neste momento de cadastramento da população, feito pela equipe da Agricultura, houve ainda a explicação de outros serviços que o município pode oferecer a esses produtores. “Entendemos a importância de chegar até as comunidades e para esta ação percebemos a importância de trazer para os produtores uma fala sobre o MEI, serviço disponível na Sala do Empreendedor e também sobre o CredBahia para apresentar alguns créditos e microcréditos para os empreendedores do campo”, destaca a Secretária de Desenvolvimento Econômico dra. Carol Martins.
O Bela Manhã foi o primeiro assentamento onde foi apresentado o projeto Escoar e a previsão é de que outras comunidades também passem por este processo em breve.