Prefeitura lança Pedra Fundamental da UPA, no Baianão

A Unidade será capaz de atender 300 pessoas diariamente

A população de Porto Seguro vai contar com mais um serviço de atendimento em urgência da rede pública de saúde. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde realizaram, nesta terça-feira (29) a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), no bairro Baianão, o mais populoso do município. Esta é a primeira do extremo sul da Bahia.

Cerimônia

No início da cerimônia, foram convidadas ao palco as autoridades presentes. Após uma oração de gratidão, foram ouvidos os vereadores, dentre eles, o presidente da Câmara, Carlito Martins, que parabenizou a população, a administração e toda sua equipe pelo trabalho que vem realizando: “Vocês vão transformar esta cidade em um modelo para o país”, considerou. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL destacou em discurso, o grande desafio para o município que é cuidar da saúde pública; e agradeceu o apoio que tem recebido da administração.

Logo após, o secretário de Saúde do município, Messias Boaventura, afirmou que construção da UPA vem numa hora importante do desenvolvimento local e é de grande relevância, por se tratar de um suporte avançado para atender um anseio da comunidade e às determinações do Ministério da Saúde. “Estamos fortalecendo o atendimento à saúde por meio do serviço municipal, com o trabalho conjunto das equipes de Atenção Básica, Saúde da Família, SAMU, e agora, a UPA do Baianão”. O Secretário falou do papel da Unidade de Pronto Atendimento na viabilização do diagnóstico precoce, do apoio aos hospitais de alta complexidade e complementou: “Não queremos ver nossos munícipes passando por superlotações nas urgências, no momento em que mais precisam de ajuda”.

Em seu discurso, o prefeito Abade, disse que a cerimônia foi um momento de grande satisfação, por devolver ao cidadão a esperança de ver os compromissos públicos realizados. “O povo está cansado de promessas que não se cumprem. E esta obra é uma realização não só minha, mas de todos os que sonharam com um serviço de urgência que ofereça maior segurança, tranqüilidade e qualidade ao nosso município”. Abade citou as obras realizadas desde o início de sua administração, há um ano e meio, como a construção de escolas em assentamento dos sem-terra, em aldeias indígenas e distritos; casas para desabrigados e asfaltamento; enfatizou a criação de 150 vagas de emprego com a instalação da fábrica de calçados, no bairro Paraguai e a futura construção de dois grandes colégios, com capacidade para 1.000 alunos cada. O Prefeito encerrou fazendo recomendações aos construtores responsáveis pela obra: “Façam como se fosse a sua própria casa”.

Após os discursos, o descerramento da placa de Lançamento da Pedra Fundamental foi realizado pelo Prefeito Abade, Secretário de Saúde, Messias Boaventura, e autoridades presentes. Também participaram do evento, os secretários de Administração Lauro Setúbal; de Esportes, Oberdan Costa; de Meio-ambiente, Hélio Brasil; de Educação, Dilza Reis; de Agricultura, Geraldo Contador; do Trabalho e Desenvolvimento Social, João Portela; do Litoral Sul, Alencar; imprensa, líderes de entidades representativas, representantes da Aeronáutica e das Polícias Civil e Militar, administradores de bairros, líderes religiosos e comunidade.

Recursos

A implantação da UPA 24h é uma iniciativa do governo federal. Tem o apoio técnico operacional do governo estadual e a administração do governo municipal. Para a construção da UPA em Porto Seguro, o Ministério da Saúde destinou R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos. Mensalmente, vai liberar R$ 175 mil para a manutenção do serviço. O município vai arcar com a contratação e o provimento de recursos humanos.

Funcionamento

As UPA24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência dos hospitais. Integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e têm o objetivo de oferecer assistência de urgência vinte e quatro horas por dia, além de auxiliar na redução das filas de atendimento dos prontos-socorros dos hospitais.

A Unidade do Baianão, será construída na rua Frei Henrique de Coimbra, no Mercado do Povo, próximo ao Estádio Goiamuzão, numa área de área de 1.359,33 m². Será uma unidade do tipo 2, com capacidade de atendimento para até 300 pessoas por dia, por médicos e profissionais especializados. Serão oferecidos serviço de Raio X, laboratório para exames, eletrocardiograma e atendimento pediátrico, atendimento para casos de enfarte, febre, queimaduras, pressão alta, cortes, traumas, derrame cerebral.

Porto Seguro foi contemplado por apresentar uma estrutura de urgência habilitada, como o SAMU. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada a este serviço, que organiza o fluxo de pacientes e os encaminha ao serviço de saúde adequado à situação.

A UPA 24h vai somar com todas as ações de Saúde no município, por isso, é um benefício para toda a população. É a Prefeitura Municipal fazendo muito mais por você!

 

Fonte: Ascom da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui