Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã

Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã
Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã. Foto: Ascom

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São José de Itabatã, vem realizando de forma inédita procedimentos cirúrgicos de colecistectomias videolaparoscópicas – cirurgias de vesícula por vídeo – para a população. Este procedimento, menos invasivo do que a técnica aberta, possibilita uma recuperação mais rápida para o paciente.

Nesta última segunda-feira, 24 de abril, foram realizadas mais 10 cirurgias. Os pacientes – homens e mulheres – deram entrada para internação pela manhã e receberam alta hospitalar na manhã desta terça-feira (25).

Desde a implantação desta iniciativa, em julho de 2021, mais de 200 cirurgias já foram realizadas com sucesso pelo Governo Municipal, todas custeadas com recursos próprios do município, uma vez que o SUS não cobre este tipo de procedimento.

As cirurgias são realizadas utilizando equipamentos de ponta e exigem profissionais altamente qualificados. Em clínicas particulares, cada procedimento custa entre R$ 12 a R$ 15 mil. No município de Mucuri, os cidadãos têm acesso a este serviço inteiramente grátis, sem custo algum.

Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã

A vesícula pode apresentar problemas como cálculos (litíase biliar ou “pedra na vesícula”) ou pólipos grandes ou em crescimento, causando dor intensa ao paciente. A doença ocorre com maior frequência na população feminina e em pessoas com mais de 40 anos, obesos, fumantes, pacientes com diabetes e colesterol elevado.

Os sintomas da pedra na vesícula incluem dor abdominal, icterícia, diarreia e fezes esbranquiçadas, urina escura, náuseas, vômitos e inchaço abdominal. É importante procurar um médico caso apresente algum desses sintomas.

Esta iniciativa faz parte dos esforços do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), em melhorar a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos de Mucuri. A realização das cirurgias gratuitas reforça o compromisso do governo municipal em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, é gratificante participar de projetos que melhoram a vida das pessoas e, a dedicação do prefeito Robertinho tem sido determinante para que a saúde pública de Mucuri continue avançando.

Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã

“É com enorme satisfação que fazemos parte da equipe do prefeito Robertinho, que tem realizado investimentos significativos em tratamentos e procedimentos inéditos no município de Mucuri. Esses avanços na área da saúde têm impactado positivamente a vida de muitos cidadãos e suas famílias, proporcionando alívio e esperança a todos que necessitam de cuidados médicos”, enfatizou o secretário Fernando Jardim.

E acrescentou: “A cada sorriso e expressão de gratidão que vemos nos rostos dos pacientes e familiares, temos a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Essa sensação de dever cumprido e de poder fazer a diferença na vida das pessoas é extremamente gratificante. Me orgulho em colaborar com a gestão do prefeito Robertinho e, juntos, continuaremos buscando melhorias e inovações para garantir um atendimento digno e eficiente à nossa comunidade”, concluiu Jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui