Prefeitura de Mucuri segue com a Campanha Municipal de Vacinação contra Influenza

Prefeitura de Mucuri segue com a Campanha Municipal de Vacinação contra Influenza. Foto: Ascom

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a campanha de conscientização sobre medidas preventivas e vacinação contra a Covid-19, deflagrou também a Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza 2021 em todo o município e a vacinação está acontecendo de forma direcionada para grupos prioritários em diferentes fases.

De acordo o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza tem seus grupos prioritários para contemplar: começando com crianças dos 6 meses a menores de 6 anos de idade. Gestantes, Puérperas (mulheres no pós-parto), Trabalhadores da Saúde e Povos Indígenas.

Segundo o secretário de saúde Fernando Jardim, todas as equipes das unidades de saúde estão envolvidas na vacinação e o objetivo da campanha no município de Mucuri é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

O secretário explica que a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A infecção por influenza normalmente se manifesta como síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui