Prefeitura de Mucuri revitaliza leito do córrego Água Boa, em Itabatã

Prefeitura de Mucuri revitaliza leito do córrego Água Boa, em Itabatã. Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Mucuri aproxima do fim dos trabalhos de limpeza e revitalização do Córrego Água Boa, no distrito de Itabatã, onde máquinas e homens estão realizando os serviços de desobstrução do canal e limpeza do córrego Água Boa, que corta toda zona urbana do distrito e atravessa a BR-101 em direção ao leste até a sua deságua no rio Mucurizinho, popularmente conhecido por rio Coca Cola.

O engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, titular da Secretaria Municipal de Obras de Mucuri informou que a nova frente de trabalho no córrego em Itabatã foi uma ordem de prioridade do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e que os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção a enchentes, de resgate do rio, do embelezamento do distrito e que a revitalização do córrego Água Boa é uma questão de saúde pública.

Para a limpeza do canal foi elaborado um cronograma de trabalho para este início de mandato que além da manutenção e limpeza periódica de ruas, avenidas, praças, alamedas, áreas florestais, córregos e manutenção da iluminação pública das localidades do município, inclui a manutenção das estradas, pontes, bueiros, confecções de caixas secas, entre outras demandas.

Já as obras de revitalização do canal do córrego Água Boa em Itabatã estão bem adiantadas, onde no passado, a população do distrito sofreu com alagamentos em períodos chuvosos, chegando a ter prejuízos materiais em razão do acúmulo de sujeira no córrego, além da fedentina em razão do esgoto clandestino despejado em seu leito.

O diretor de obras em Itabatã, Pedro Lago, o “Pedrão”, da Secretaria Municipal de Obras de Mucuri, explicou que o trabalho em andamento consiste na retirada de materiais que impedem a fluidez da água do leito do córrego (desassoreamento). Disse que o trabalho também está contemplando a limpeza de áreas verdes as margens do córrego, onde as máquinas estão retirando o assoreamento, mato, lixo, lama e, em alguns locais, são encontrados pedaços de madeira, pedaços de mobílias e móveis inteiros que estavam dificultando o escoamento da água do córrego.

Para dragar o canal do rio está sendo utilizada uma escavadeira hidráulica, objetivando recuperar o córrego, tão castigado nos últimos anos por desmatamento, ocupação irregular de encostas, lançamento de esgotos clandestinos, estrangulamento das seções de escoamento do canal, tubulações, aterros e o descarte de lixo irregular, exigindo assim a urgente dragagem e desassoreamento do córrego Água Boa de Itabatã.

De acordo com o prefeito Robertinho, o serviço coloca fim a uma longa espera da comunidade que reivindicava o serviço há bastante tempo. “A purificação do córrego Água Boa que em um passado não tão distante serviu para muita gente matar sua fome com a atividade da pescaria, está praticamente morto. Estamos agora realizando um trabalho no intuito que ele volte a respirar e todo o seu leito em zona urbana seja bem preservado e  arborizado, até porque, este córrego é de grande importância para a manutenção da capacidade de escoamento da água do sistema de drenagem, como para o controle de doenças transmissíveis por vetores, principalmente dengue e leptospirose, evitando desse modo a proliferação de insetos e roedores, além da sua importante história com a localidade de Itabatã”, disse o prefeito Robertinho.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui