A Prefeitura Municipal de Mucuri iniciou as obras de limpeza e revitalização do Córrego Água Boa, no distrito de Itabatã, onde máquinas e homens estão realizando os serviços de obstrução do canal e consequentemente a purificação do leito do córrego que corta toda zona urbana do distrito e atravessa a BR-101 em direção ao leste até desaguar no rio Mucurizinho, popularmente conhecido por rio Coca Cola.
O secretário Municipal de Obras de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, informa que a nova frente de trabalho sobre o córrego em Itabatã foi uma ordem de prioridade do prefeito Robertinho (DEM) e que os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção a enchentes, de resgate do rio, do embelezamento do distrito e que a revitalização do córrego na zona urbana é uma questão de saúde pública.
“Por determinação do prefeito Robertinho, elaboramos um cronograma de trabalho para este início de mandato que além da manutenção e limpeza periódica de ruas, avenidas, praças, alamedas, áreas florestais, córregos e manutenção da iluminação pública das localidades do município, inclui a manutenção das estradas, pontes, bueiros, carreadores, confecções de caixas secas, entre outras demandas. Agora chegamos para limpar o córrego Água Boa em Itabatã, que no passado, a população do distrito sofreu com alagamentos em períodos chuvosos, chegando a ter prejuízos materiais em razão do acúmulo de sujeiras no córrego, além da fedentina em razão do esgoto clandestino despejado em seu leito”, destaca o secretário Victor Augusto.
O diretor de obras em Itabatã, da Secretaria Municipal de Obras de Mucuri, Pedro Lago, o “Pedrão”, explicou que o trabalho deflagrado consiste na retirada de materiais que impedem a fluidez das águas do leito do córrego (desassoreamento). Disse que o trabalho requer algumas semanas de serviços das máquinas para retirar o assoreamento, mato, lixo, lama e, em alguns locais, são encontrados pedaços de madeira, pedaços mobílias e móveis inteiros que estavam dificultando o escoamento da água do córrego.
Segundo o diretor de obras Pedrão, para dragar inicialmente o canal do córrego está sendo utilizada uma escavadeira hidráulica, objetivando recuperar o córrego, tão castigado nos últimos anos por desmatamento, ocupação irregular de encostas, lançamento de esgotos clandestinos, estrangulamento das seções de escoamento do canal, tubulações, aterros e o descarte de lixo irregular, exigindo assim, a necessidade urgente da dragagem e desassoreamento do córrego Água Boa de Itabatã.
Em resposta a nossa reportagem sobre os serviços no córrego Água Boa em Itabatã, o prefeito Robertinho, em viagem a Brasília, disse que o serviço pôs fim a uma longa espera e vinha sendo reivindicado pela comunidade há bastante tempo. “A limpeza do córrego Água Boa que num passado não tão distante serviu para muita gente pescar, está praticamente morto. Estamos iniciando um trabalho no intuito que ele volte a respirar e seja resgatado com louvor, para que todo o seu leito em zona urbana seja bem preservado, arborizado e ajardinado, até porque, este córrego é de grande importância para a manutenção da capacidade de escoamento da água do sistema de drenagem, como para o controle de doenças transmissíveis por vetores, principalmente dengue e leptospirose, evitando desse modo a proliferação de insetos e roedores, além da sua história com a localidade”, pontuou o prefeito Robertinho.