Objetivando diminuir uma demanda reprimida, a Prefeitura Municipal de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde levou 30 mulheres a realizarem exame de mamografia com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. Os exames ocorreram no Ultra Imagem Diagnósticos em Teixeira de Freitas de forma gratuita por meio de uma pactuação celebrada entre a Prefeitura de Mucuri e o referido laboratório credenciado no município. As mulheres foram conduzidas em micro-ônibus e respeitando todas as normas de biossegurança em razão da pandemia do novo coronavírus e lanches foram distribuídos para as passageiras.
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Conforme o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a ação faz parte de uma iniciativa em que muitas outras mulheres serão contempladas, para acelerar o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, uma das enfermidades que mais atacam mulheres acima dos 50 anos. As mamografias são voltadas para mulheres dos 50 aos 69 anos, ou mulher que tenha algum histórico familiar, faixa etária e perfil preconizados pelo Ministério da Saúde.
“Nosso objetivo é zerar a fila de espera para exames de mamografia que existe desde o ano passado. Nossa intenção é ir adiantando estes exames e em caso de o resultado apresentar anormalidades, a usuária é imediatamente encaminhada para as referências municipais onde terá acesso a um mastologista.
“Portanto, todo sábado, nestes meses de agosto e setembro, vamos encaminhar 30 mulheres para exames de mamografias, para que com a chegada da campanha do ‘Outubro Rosa’ em prevenção ao câncer de mama, tenhamos um período bem tranquilo, com uma demanda dentro da normalidade. Por isso, que iniciamos estes minis mutirões para antecipar e liquidar essa fila de espera que já existia”, disse o secretário de saúde Fernando Jardim.
“Recebemos a determinação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” que priorizássemos essa situação, pois sabemos da importância do exame para detecção de possível câncer de mama, quanto mais cedo houver o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Antes de começarmos a campanha do “Outubro Rosa”, queremos fazer uma média de 210 exames para zerar essa fila de espera. A gente sabe o quanto é difícil para a mulher fazer o exame de mamografia, demora muito e no setor privado é caro, mas a intenção deste governo é facilitar a vida das nossas mulheres e a cada dia, trazer a saúde pública para mais perto da nossa gente”, acrescentou o secretário Fernando Jardim.