Prefeitura de Jequié leva Saúde e Social aos conjuntos habitacionais do Cansanção

Foto: Secom

A Prefeitura de Jequié vem implementando diversas ações para que serviços essenciais cheguem aos moradores dos conjuntos habitacionais e bairros mais distantes do centro da cidade. Muitos deles nunca foram atendidos pelos programas assistenciais existentes no município, causando gigantescos prejuízos sociais. Para atender à essa demanda a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde realizaram nesta quinta-feira, 10, uma ação conjunta no Residencial Colina e Residencial Campo Belo, localizados atrás do Complexo Policial no bairro do Cansanção.

Durante todo o dia a população foi atendida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que disponibilizou uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais com o monitoramento das famílias com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania; a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que oferece apoio e assistência social às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou de violação de diretos; a equipe do Programa Bolsa-Família, que esteve atualizando os cadastros dos beneficiários para evitar perdas do benefício; o Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM) levou orientações de combate à violência contra a mulher; e a equipe da Central de Cursos orientou as pessoas a respeito dos cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos pelo município, realizando cortes de cabelos para os moradores.

A Secretaria de Saúde participou da ação prestando os serviços de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites, verificação de pressão arterial, glicemia, atividades educativas de saúde bucal e endemias, encaminhamentos para a Unidade Básica de Saúde, distribuição de preservativos e palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

“A Prefeitura de Jequié vem agindo em todas as áreas, sobretudo no Social e na Saúde, dois pilares de estruturação que a sociedade deve alimentar e que estiveram abandonados por anos. Trazer esses serviços até os moradores dos conjuntos habitacionais é importante porque é uma população que realmente necessita de apoio dos nossos programas assistenciais.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui