Prefeitura de Jequié entrega instrumentos musicais aos corpos artísticos

Como parte da comemoração pelos 120 anos de emancipação política de Jequié, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, entregou na noite da última terça-feira, 24, no Museu Histórico João Carlos Borges, cerca de R$55.000,00 em instrumentos musicais para compor os Corpos Artísticos. Entre os instrumentos estavam violinos, violões, teclados, trompetes entre outros para serem utilizados por crianças e jovens que integram o projeto.

Criados em fevereiro deste ano, pela Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os Corpos Artísticos são grupos dos variados segmentos artístico-culturais, compostos por crianças, jovens e adultos, especialmente aqueles residentes em bairros mais distantes do centro da cidade, com o objetivo de inseri-los em atividades culturais, dando novas oportunidades para essas pessoas serem, também, inseridas e reconhecidas pelo seu talento. Parte deste projeto é a Orquestra Municipal; os Corpos de Dança e Teatro, o Coral Municipal e os Núcleos de Iniciação Musical e Percussiva. Através deste grupo de ações culturais é que o município vem valorizando os artistas locais e oportunizando o surgimento de novos artistas, executando políticas públicas de incentivo à arte e à cultura.

Também na terça-feira, o Museu Histórico João Carlos Borges, abriu duas exposições. A exposição “Nossa gente, nossa história”, dedicada à Jequié, contando a origem da cidade, passado histórico, personagens importantes e os fatos mais marcantes que ficaram em destaque na historiografia do município. “Reflexos de nós”, é o nome da outra exposição que conta a história da Fanfarra do IERP, uma das mais famosas do estado da Bahia e que, com apoio da Prefeitura de Jequié, foi reativada este ano.

“O Museu de Jequié, como todo mundo sabe, esteve fechado nos últimos quatro anos, privando a sociedade de ter acesso a tudo isso que vem acontecendo aqui. Estamos apresentando duas novas exposições e, hoje, recebendo mais de R$55.000,00 em instrumentos musicais; todos adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, para os alunos dos Corpos Artísticos. É um momento histórico na Cultura da cidade!”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

“É muito bom estar aqui no Museu e ver uma parte da nossa história sendo, enfim, contada através das exposições. E desde o período do governo interino que começamos a articular sobre a necessidade de se ter novos instrumentos para que os nossos alunos dos corpos artísticos pudessem aprender com dignidade, sendo resgatados e reinseridos, através da arte e da cultura, de volta aos programas que o município disponibiliza. Isso tudo é, também, capaz de transformar realidades. Sem dúvida este é mais um presente que Jequié ganha de aniversário!”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui