A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), dispõe de centro específico para a promoção da educação inclusiva. O Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), localizado na Avenida Itabuna, nº 1956, oferece a infraestrutura necessária para atender alunos portadores de necessidades especiais.
O centro funciona no turno matutino, das 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17 horas. A equipe de profissionais é formada por psicopedagogos, pedagogos e psicólogos qualificados para identificar as necessidades do aluno bem como realizar a avaliação psicopedagógica dos egressos. Já a estrutura física da unidade é formada por nove salas multifuncionais, específicas para atender às necessidades individuais dos alunos.
A diretora do Crie, Jorsinai de Argolo, ressalta que as salas ambientes são necessárias para a promoção da educação inclusiva. “Nós estamos reorganizando o espaço no sentido de trabalhar com sala ambiente, que são salas de jogos, estimulação, letramento, artes e simulações para atender melhor as necessidades de nossos alunos”.
Fundeb – Seguindo determinação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Seduc cancelou o convênio firmado com a Escola Sonho Meu, que atendia estudantes com necessidades especiais. “O Fundeb não faz convênios e nem parcerias com escolas particulares, desde 2010”, explicou a secretária de educação Marlúcia Rocha. “O Fundeb quer acabar com qualquer forma de convênios”, ratificou.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)