Prefeitura de Eunápolis recebe visita de representantes do Banco do Nordeste

Objetivo é o acesso ao crédito para os munícipes

Prefeitura de Eunápolis recebe visita de representantes do Banco do Nordeste. Foto: Ascom

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, reuniu-se na tarde da última terça-feira, 09, com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Entre os assuntos discutidos, o apoio do município para dinamizar o acesso ao conhecimento dos produtos, programas, linhas de crédito e financiamento do banco, disponíveis para os munícipes.

O BNB é considerado a maior instituição bancária de desenvolvimento regional da América Latina e se diferencia dos demais bancos justamente pela missão de promover o fortalecimento e a modernização da infraestrutura produtiva dos diferentes setores da economia regional nordestina. Entre os entendimentos iniciados, o Município de Eunápolis, por meio da secretaria de Agricultura, ficou de auxiliar o Banco quanto ao cadastro ambiental rural, com o suporte da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que, por sua vez, será procurada pela própria prefeita, a fim de que esses cadastros possam ser realizados naquele órgão. Com isso, a proposta é que o Agroamigo, programa de microfinança rural, possa ser acessado mais facilmente e assim melhore o perfil social e econômico das famílias do campo, desde que elas estejam enquadradas de acordo com o perfil exigido pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

No caso do Crediamigo, programa de microcrédito produtivo, com acesso facilitado ao crédito, contando ainda com orientação financeira para a melhor aplicação dos recursos, a proposta sugerida pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Econômico é que o BNB apoie as associações de Catadores Recicláveis Vida Feliz e Gota do Óleo, quando elas forem regularizadas, ao passo que o Banco sinalizou que, por atender ao compromisso de responsabilidade social da instituição, a parceria será avaliada.

A audiência não só com o BNB, mas também com o Sebrae, marcam o início de uma firme e sólida parceria de organismos sérios com Eunápolis, disse a prefeita. “Precisamos criar um plano de ação, porque o nosso plano de governo é voltado para o crescimento, logo é necessária a participação de todos os agentes em torno do projeto de geração de emprego e renda, com base no empreendedorismo e nas boas práticas ambientais”, definiu. Já o gerente geral do BNB na região, Delci Andrade, afirmou que o encontro serviu para confirmar que, quando há ações unidas em um só pensamento, elas ficam mais fáceis de realizar”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui