Prefeitura de Eunápolis implanta projeto Samuzinho nas escolas para uso consciente do SAMU

Prefeitura de Eunápolis implanta projeto Samuzinho nas escolas para uso consciente do SAMU
Prefeitura de Eunápolis implanta projeto Samuzinho nas escolas para uso consciente do SAMU. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, está dando mais um passo importante na conscientização sobre o uso adequado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com o lançamento do projeto-piloto Samuzinho nas unidades escolares. A Escola Municipal Humberto de Campos, localizado no bairro Gusmão, será a primeira a receber o programa, marcado para este sábado (23). Com um treinamento de 90 dias, contendo dois encontros mensais de duas horas cada, o projeto visa educar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, tanto em escolas públicas quanto privadas, sobre como acionar e utilizar corretamente o SAMU 192.

Em meio às aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, os estudantes terão a oportunidade de se familiarizar com os procedimentos necessários em situações de emergência (primeiros socorros). Para enriquecer ainda mais o projeto, os professores também participarão como ouvintes, a fim de se inteirarem dos conhecimentos abordados e estarem preparados para agir de forma assertiva em situações de urgência, acionando prontamente o serviço 192. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão do Projeto Samuzinho.

Luiz Claudio dos Santos Silva, coordenador de enfermagem do SAMU e responsável pelo projeto, destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos jovens. “Estamos empolgados com essa parceria com a  Escola Municipal Humberto de Campos, e nossa intenção é de beneficiar mais unidades escolares em breve. É fundamental que desde cedo as crianças saibam como agir diante de uma emergência, podendo assim salvar vidas. A expectativa é que, com essa iniciativa, a comunidade escolar de Eunápolis esteja mais bem preparada para lidar com situações de emergência, contribuindo para um ambiente mais seguro e consciente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui