O Município de Eunápolis esclarece a necessidade técnica de supressão de árvores no centro da cidade, em resposta às recentes especulações infundadas. Após uma intensa chuva em 9 de fevereiro de 2024, um laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade identificou que uma árvore da espécie “Prosopis juliflora” tombou devido ao acúmulo de água na copa e ação dos ventos, comprometendo a segurança dos prédios adjacentes.
Além disso, a avaliação técnica destacou problemas semelhantes em outras árvores da região, atribuindo-os à idade das plantas, qualidade das mudas e do solo, e à interferência da rede elétrica na poda dos ramos. Considerando tais riscos e a impossibilidade de adequação, foi decidido pela supressão das árvores e plantio de novas mudas sob supervisão da SEMABS, visando à segurança pública e ambiental.
“Todas as ações foram embasadas em avaliações técnicas e comunicações às autoridades competentes, priorizando o interesse público e a segurança da população. O município se compromete ainda a intensificar a requalificação dos espaços públicos afetados, em cooperação com outras autoridades, para garantir um ambiente seguro e sustentável para todos”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Sandro Lopes.