A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, intensificou desde o inicio deste mês o trabalho de prevenção, conscientização e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegipty. O supervisor geral de campo da dengue, Rondinelli Santos dos Anjos, afirma que 80 a 90% dos criadouros do mosquito são encontrados nos domicílios, portanto é imprescindível a colaboração dos moradores no combate à doença.
Para Rondinelli Santos, a luta contra a dengue é uma batalha que precisa da participação de todo cidadão. Com a incidência das chuvas, o cuidado da população para evitar a multiplicação do mosquito precisa ser redobrado. Além das residências, são encontrados focos do mosquito em terrenos desabitados e espaços públicos, como cemitérios, hospitais e praças.
O alto índice de focos encontrados nas residências mostra a importância da população facilitar o acesso do agente de endemia às residências e adotar medidas simples e úteis para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Em Ilhéus, foi registrado índice de 15,9% no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), uma situação considerada de risco. O valor indica que a cada 100 residências, 16 apresentam focos.
Ações preventivas – Além de adotar cuidados diários nas residências para evitar a proliferação da doença, a população pode ajudar a Secretaria de Saúde na fiscalização e prevenção, ligando para o setor de Vigilância Epidemiológica – 3234.3704/3234.3748 – para denunciar focos do mosquito da dengue.
Os agentes de endemia orientam a população diariamente a colocar o lixo em sacos plásticos e manter lixeiras bem fechadas; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas e manter reservatórios de água vedados. Informam também a guardar garrafas vazias sempre com a boca para baixo, manter embalagens recicláveis em locais cobertos, fazer furos nos pneus para não acumular água dentro deles, guardando-os em local coberto, lavar semanalmente tanques ou baldes que armazenam água e a não deixar água acumulada sobre a laje.
Secretaria de Comunicação Social (Secom) Ilhéus – 26.02.2013