Os gestores de Itamaraju, Itanhém e Alcobaça vão ficar frente a frente com empresários que pretendem vender para os municípios
Micro e pequenos empresários vão ficar frente a frente com compradores governamentais de diversas instâncias no II Fomenta Bahia, que acontece nos próximos dias 26 e 27 de outubro, no Fiesta Convention Center, em Salvador. Por isso mesmo, prefeitos, secretários de governo e representantes de prefeituras do extremo sul, além de empresários, vão participar do evento. O Fomenta está de acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prevê mecanismos que ampliem o acesso das micro e pequenas empresas aos mercados. As compras públicas estão entre esses mecanismos.
Estão confirmadas as participações dos prefeitos de Itamaraju, Manoel Pedro Soares (Pedro da Campineira); de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães (Bentivi); e de Alcobaça, Leonardo Brito. As prefeituras de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis também pretendem enviar representantes. “É importante participar do Fomenta porque os municípios precisam estar de mãos dadas com a iniciativa privada, os desafios são muitos. É compromisso do gestor mudar a vida da pessoas e isso se faz melhorando a economia das cidades”, justificou a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes.
Também confirmaram presença no evento representantes do empresariado da região, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro, através da presidente Cecília Nakamura, e do vice-presidente, Jadilson Moraes, e a Associação dos Produtores de Confecção do Extremo Sul da Bahia (Aprocesb), através do presidente Antonio dos Santos.
“O Fomenta possibilita o encontro entre micro e pequenas empresas com os governos municipais e estadual para promover compras governamentais e ampliar da participação das MPEs”, explicou o coordenador da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Roberto Evangelista.
Além de possibilitar o encontro dos empreendedores com compradores de órgãos públicos, o evento também pretende capacitar os empresários participantes. Na programação, estão previstas rodadas de negócio, palestras e apresentação de cases de sucesso, tanto de iniciativas do poder público, como os benefícios trazidos para empreendedores que vendem para o governo. Para participar do Fomenta, os empresários devem enviar a solicitação para o email hilceia.patriarca@ba.sebrae.com.br.
De acordo com a Lei Geral, as micro e pequenas empresas têm exclusividade de participação nas licitações de até R$ 80 mil. Caso a licitação seja acima desse limite, há a garantia da reserva de 25% da contratação de bens que sejam divisíveis e da subcontratação de até 30% do valor contratado com médias ou grandes empresas.
A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) vai cadastrar no dia 27, durante o Fomenta, empresários que queiram participar de licitações. Só no ano passado, segundo dados da Secretaria, foram comprados mais de R$ 12 milhões de micro e pequenas empresas.
É esperada a participação de mais de 200 empresas da capital e do interior, além de representantes de diversos órgãos públicos. O Fomenta é uma realização do Sebrae em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Saeb e da Secretaria de Comércio, Indústria e Mineração.
PROGRAMAÇÃO
26/10 – QUARTA-FEIRA
14h00 – Credenciamento e entrega das agendas das rodada
14h30 – Abertura oficial: Ministério do Planejamento, Governo da Bahia, Sebrae
15h00 – Palestra magna: Presidente da Petrobras
16h00 – Cases de sucesso
1 – Prefeitura de Lauro de Freitas: apresentação do programa de compras de pequenas empresas
2 – Depoimento de empresário
27/10 – QUINTA-FEIRA
09h00 às 13h00 – Rodada de negócios
09h00 às 13h00 – Painéis de oportunidades
Sala 1 – SAEB: Como o Estado está comprando das MPES
Sala 2 – Banco do Brasil: Financiamento ao uso do poder de compra
Fonte: Débora Vicentini