Prefeito Paulinho espera vinda do Projeto Saúde em Movimento para atender comunidades do Município

Consultas, exames e até mesmo cirurgias na área de oftalmologia são alguns dos serviços prestados pela equipe do Projeto Saúde em Movimento, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios, que o prefeito Paulo Griffo – o Paulinho – está solicitando para atender todas as comunidades de Mucuri.

O pedido foi formalizado em Salvador ao deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, para que ele interceda junto ao secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge José Santos Pereira Solla, em favor do desenvolvimento do Programa em todas as localidades que compõem o município de Mucuri: o distrito-sede, os distritos de Itabatã, Taquarinha e Ibiranhém e os povoados de Belo Cruzeiro, 31 de Março, Cruzelândia, Nova Brasília, Campo Formoso e São Jorge.

O programa realiza, também, exames diagnósticos e complementares de biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica, pterígios (carne nos olhos), cirurgias de catarata, entre outros. Segundo Paulinho, “o Município é bastante desassistido no que tange a procedimentos na área oftalmológica, o que enseja prioridade da inclusão de Mucuri nas próximas etapas do trabalho”.

Várias cidades já receberam a visita da caravana do Programa. São cerca de 130 profissionais de saúde se revezam no atendimento de 2.000 pessoas por dia. Os exames e cirurgias são feitos com o que há de mais moderno em tecnologia, para garantir a recuperação rápida dos pacientes. São utilizados equipamentos de alta tecnologia, o que facilita muito, pois as cirurgias duram em média 10 minutos e o paciente fica totalmente recuperado em menos de uma semana. Ele já sai enxergando, na maioria absoluta dos casos.

Paulinho ressalta também que “outro ponto diferencial neste projeto, segundo informações obtidas por nossa Secretaria Municipal de Saúde, é a forma como o atendimento é feito à população. As pessoas sentem que são tratadas com respeito, dignidade, cidadania”. O prefeito de Mucuri acrescenta que o Programa Saúde em Movimento tem chamado atenção e atraiu a curiosidade do Ministério da Saúde. Para que o ministro conhecesse o programa, foram enviados vídeos e informativos sobre a ação desenvolvida pelo governo estadual. O exemplo baiano chamou a atenção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende usar a experiências em outros estados brasileiros, especialmente no Nordeste e na Amazônia Legal.

 

Fonte: Nexus Assessoria

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui