A disposição em realizar troca de experiências e apoio mútuo nas áreas de cultura, turismo, desporto, gestão pública em saúde, educação e desenvolvimento social, bem como de produção agrícola foram temas incluídos na carta de intenções elaborado pelo Município de Ilhéus e entregue pelo prefeito Newton Lima ao embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira (16), no Palácio Paranaguá, com a presença de dos deputados federais Josias Gomes e Valmir Assunção, do superintendente regional da Ceplac para a Bahia, Juvenal Maynart, além de representantes de instituições civis e militares.
Ao dar as boas vindas ao embaixador da Venezuela, o prefeito Newton Lima ressaltou os laços de amizade e fraternidade existentes entre os povos brasileiro e venezuelano, motivados pelos laços de similaridade cultural, geográfica, econômica e social que marcam os dois países. “Sentimo-nos honrados em partilhar convosco esse momento histórico nas relações entre o município de Ilhéus e a República Bolivariana da Venezuela”, frisou o Newton Lima.
Ao agradecer o convite feito pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o embaixador Maximilien Arvelaiz destacou os muitos laços que unem o Brasil e a Venezuela, entre eles a luta travada pelos governos dos dois países no resgate da dignidade e cidadania dos povos da América latina. “Não podemos nos esquecer que os presidentes Hugo Chávez e o ex-presidente Lula iniciaram um trabalho junto à comunidade internacional demonstrando que os países latino-americanos deveriam ser respeitados pela soberania, refutando o tratamento “colonialista” antes dispensado, o que motivou a mudança nas relações entre os países de todo o mundo”, ressaltou.
Maximilien Arvelaiz lembrou que a Venezuela já realiza algumas parcerias com o Sul da Bahia, notadamente no intercâmbio de informações na pesquisa científica do cacau, um dos produtos de exportação da Venezuela mais respeitados no mercado internacional devido a sua alta qualidade. “Não tenho dúvida de que nas próximas semanas teremos que realizar muitas viagens a Ilhéus para formalizar acordos de cooperação técnica em diversas áreas de interesse recíprocos dos dois países. Essa data merece ser lembrada como o início de uma nova era no relacionamento do meu país com o Brasil”, agradeceu o embaixador.