Prefeito mantém diálogo com profissionais da Educação

Foto: Rodrigo Radja
Durante encontro, Abade, secretária e coordenadores avaliam quadro geral da Educação e buscam, juntos, formas de continuar evoluindo

Um diálogo franco e aberto, num clima descontraído e até divertido marcou o encontro do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, com a secretária Dilza Reis e cerca de 30 gerentes, gestores e coordenadores de área da Secretaria de Educação, na noite de 04 de abril, na sede da secretaria. Na verdade, o motivo do encontro seria a posse da nova diretora do Colégio Frei Calixto, do Baianão, Nadiva Lopes de Souza, escolhida a partir de uma lista tríplice indicada pelos próprios funcionários da escola.

O prefeito Abade aproveitou então a presença dos principais gestores da área de Educação do município para conhecê-los melhor e ouvir os relatos e avaliações acerca do desempenho de cada setor. Estiveram presentes os responsáveis por áreas estratégicas como Transporte Escolar, Administração, Merenda Escolar, Coordenação Pedagógica, Educação Especial, Recursos Humanos, Educação Infantil, Programa do Leite, Escolas Rurais, Horta na Escola, Censo Escolar, Esporte Escolar, Educação Indígena e Eja (Educação de Jovens e Adultos).

Merenda e transporte de qualidade

Os coordenadores apresentaram um diagnóstico de cada área, com os pontos a ser aprimorados e os avanços experimentados. A avaliação geral foi de que o setor de educação, gradativamente, vem apresentando avanços significativos. Em relação ao Transporte Escolar, o prefeito pediu rigor no tratamento do assunto, para que nenhum aluno, especialmente moradores de locais mais distantes, fique sem escola por falta de meios para chegar.  “Hoje é uma decência, um ponto brilhante da atual administração é o transporte escolar”, destacou João Batista, que responde pelo setor.

A Merenda Escolar é outro setor que mereceu elogios. A responsável, Fernanda Carneiro destacou a qualidade dos produtos utilizados na preparação e explicou todo o processo de armazenamento e distribuição da merenda, que segundo ela, ocorre com a maior transparência possível, de modo que qualquer pessoa interessada possa acompanhar. “Toda a distribuição e prestação de contas são acompanhadas pelo Conselho da Merenda Escolar, que é bastante rigoroso na fiscalização”, atesta Fernanda.

Para o prefeito, tanto a quantidade quanto a qualidade da merenda são motivos de satisfação para ele, pais e alunos. “Em outras épocas não tinha merenda nas escolas. Hoje, além da alta qualidade dos produtos, nossa merenda fica armazenada numa sala com portas de vidros, em frente á Polícia Federal, à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público”, enfatizou Abade. O prefeito foi informado também sobre a inclusão, por orientação de nutricionistas, de novos itens no cardápio das crianças, como iogurte, açaí e mussarela.

Crescendo e aparecendo

“Estamos precisando aprender mais e melhorar mais em muitos aspectos, mas é inegável a evolução da educação em nossa administração”, avaliou o prefeito. Ele salientou a qualidade das instalações e dos equipamentos da nova sede da secretaria e especialmente, o alto nível dos profissionais do setor.  “Poder contar com profissionais tão qualificados e tão dedicados como vocês me enche de orgulho”, declarou Abade.

O prefeito anunciou para este ano a construção de mais quatro escolas no município, segundo ele, “moderníssimas, de alta tecnologia, onde os professores vão usar lousas digitais, que funcionam só com o toque”. Abade falou do seu compromisso de criar cada vez melhores condições de trabalho para os profissionais e ambientes muito agradáveis para as crianças. “Conto com o empenho de vocês, pois temos diante de nós a possibilidade de fazer um verdadeiro resgate, através da educação. O governo não é meu. Eu passo e muitos de vocês vão ficar. E nós temos que deixar um legado para Porto Seguro”, enfatizou o prefeito.

A secretária Dilza também elogiou o alto nível dos profissionais e a competência da equipe que ela conseguiu montar, para conduzir os diversos setores da secretaria. Os professores e coordenadores se mostraram bastante satisfeitos com a oportunidade e elogiaram a abertura do prefeito Abade para o diálogo franco com a classe. Durante o encontro, foram empossados ainda os vice-diretores do Colégio Frei Calixto, Edmilse Batista dos Santos e Osmar Silva Dias. A escola possui 2.400 alunos.

Fonte: Hilda Rodrigues/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui