A Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES) elegeu na tarde desta sexta-feira, 11, a nova mesa diretora para o biênio 2013-2014. O processo eleitoral aconteceu no auditório do Hotel Monte Pascoal em Itamaraju e elegeu o prefeito de Caravelas, Jadson Ruas (PDT) como presidente e o prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa, também do PDT, como vice-presidente da associação.
A sessão extraordinária para o pleito eleitoral foi presidida pelo ex-prefeito Robinho de Nova Viçosa, presidente interino da APES, que assumiu no lugar do ex-prefeito de Alcobaça, Léo Brito, que precisou se afastar do cargo para concorrer a reeleição.
A disputa foi bastante acirrada, a chapa de Jadson venceu por 11 votos a 9, a chapa encabeçada pelo prefeito de Itabela, Júnior Dapé do PR. Dos 21 prefeitos da região apenas a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), não compareceu nem enviou representante. Dos 20 municípios presentes, noves votaram com representações.
Em sua primeira entrevista como presidente eleito, o prefeito Jadson, prometeu empenho para procurar atender as reivindicações dos 21 municípios que compõe o Extremo Sul e destacou como grande meta, a operação de vôos regulares nos dois aeroportos, de Caravelas e Teixeira de Freitas, dando pujança a região. Jadson atribuiu sua vitória a sua relação de amizade com os prefeitos e reflexo de sua gestão a frente de Caravelas, sobre o resultado apertado da eleição, ele disse que já era esperado, mas que esteve a todo o momento confiante na vitória de sua chapa.
Júnior Dapé encarou a derrota com naturalidade em um processo democrático, e disse torcer para que Jadson faça um bom trabalho a frente da APES reformulado a associação que para ele, passou por uma crise de identidade.
Com a eleição a nova diretoria ficou da seguinte forma:
Presidente – prefeito de Caravelas, Jadson Ruas (PDT)
Vice- presidente – prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa (PDT)
1º secretário – prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT)
2º secretário – prefeito de Lajedão, Betão (DEM)
Tesoureiro – prefeito Bemtivi Guimarães (PSB)
União dos Prefeitos da Bahia
A sessão extraordinária desta sexta-feira, também escolheu o representante do Extremo Sul, que fará parte da chapa que disputa a eleição da nova mesa diretora da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), ainda este mês.
A escolha não estava prevista, mas foi feita em um consenso dos prefeitos a pedido do novo presidente Jadson. Por unanimidade o prefeito João Bosco de Teixeira foi escolhido para representar a região.
Bosco disse ser a favor da unanimidade e defendeu uma eleição em conformidade através de chapa única. Para ele a representatividade do Extremo Sul, pela sua importância na economia baiana é indispensável para a nova diretoria. “se não tivermos uma representação direta na UPB para montar nossa pauta com nossas reivindicações e levá-las ao governo do Estado, a região fica em desvantagem, essa representatividade regional é mais que importante”, destacou.
Fonte: Sul Bahia News