O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo, apontou as ações da gestão municipal e os investimentos que já tem sido realizados na área de Saúde da cidade durante pronunciamento oficial feito online. Na oportunidade, também respondeu a algumas perguntas feitas pela população. O momento teve participação do vereador Luizinho, numa ação de envolver Executivo e Legislativo em prol de mais trabalho e informação de qualidade para a população da cidade.
Em primeiro lugar, explicou como funciona o sistema administrativo de saúde, ressaltando que existem protocolos que precisam ser seguidos e que fazem muita diferença: “A saúde pública não precisa apenas atender, mas registrar e enviar para o Governo Federal e Estadual. Os nossos indicadores não estavam bons, mas a Atenção Básica conseguiu melhorar bastante este aspecto e agora estamos muito melhores. Isso é importante para que fique registrado que estamos atendendo, do que mais necessitamos e influencia nos recursos recebidos”.
Dr. Marcelo apontou que em relação à vacinação, o objetivo é conseguir vacinar o mais rápido possível e que por isso as doses são disponibilizadas para a população assim que elas chegam em diferentes formatos, drive para pedestres e pessoas em veículos, nas Unidades Básicas de Saúde, e também com pré-cadastramento, caso de trabalhadores de saúde e de gestantes e puérperas.
“Infelizmente, tentamos o agendamento nas unidades e as pessoas estavam faltando, nos programávamos para uma demanda e ficávamos ociosos e isso atrapalha o andamento da vacinação. De todo modo, o nosso sistema de Tecnologia de Informação está desenvolvendo um agendamento digital eficiente para que possamos continuar vacinando um número alto de pessoas, mas de forma mais organizada”.
Ainda em relação à pandemia da covid-19, o prefeito municipal defendeu que uma série de fatores das mais diferentes secretarias contribuiu para a diminuição no número de internações, depois de uma alta que o deixou bastante preocupado. Campanhas de conscientização na mídia, ações diretas nas ruas promovidas pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Fiscais de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, interdição de locais que não estavam cumprindo as medidas de distanciamento social e a própria vacina.
Houve também o aumento dos leitos de enfermaria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas totalmente dedicados à covid-19, passando de 10 para 20, o que possibilitou uma tranquilidade maior para a Unidade de Pronto Atendimento. A UPA 24h tem registrado um número de internações bem menor, e o gestor ressaltou que seu desejo é que com o avanço da vacinação, tenhamos em breve os hospitais sem nenhum internado por Covid-19.
Em relação ao atendimento médico nas UBS, o prefeito disse que existe um problema de falta de médico para contratar no momento: “Já fizemos a oferta não só na Bahia, mas em Minas e no Espírito Santo, convocando colegas médicos que queiram trabalhar em nossos postinhos. Por isso, temos feito uma flexibilização, às vezes o médico só pode uma ou duas vezes na semana, e fazemos este contrato para que a população não fique totalmente desassistida, mas continuamos diariamente na tentativa de conseguir mais profissionais para a cidade”.
Foram ressaltados também novos serviços de saúde, como a fisioterapia nas UBS Novo Jerusalém e Estância Biquine, acupuntura, pilates, osteopatia, tratamento para quem teve paralisia facial, e serviços que foram retomados, como realização de exame de carga viral de HIV no CTA, entrega de colírios para tratamento de glaucoma, atividades dos Agentes Comunitários de Saúde.
Em relação a novas estruturas, o prefeito destacou três inaugurações que foram realizadas neste primeiro semestre: “Reformamos, fizemos a parte de saneamento mobiliamos e de fato entregamos a UBS do Ouro Verde para a população. Também inauguramos o Laboratório Municipal, que funciona dentro do HMTF, ofertando exames com rapidez e qualidade e além disso com um custo mais acessível. O tomógrafo no HMTF também foi um grande ganho para a Saúde, agora esse exame de alto custo não é mais terceirizado e ainda é feito de forma rápida, na própria unidade, o que garante muito mais eficácia no tratamento do paciente. Em breve queremos inaugurar a lavanderia municipal, hoje o serviço é terceirizado, mas com a unidade própria teremos um serviço de qualidade com custos mais baixos”.
Obras importantes também foram retomadas nesses seis meses de gestão, como a oficina ortopédica do CER, a radioterapia e a hemodinâmica. No caso desta última, Dr. Marcelo explicou que o local passa por uma reforma para ficar adequado para uso e enquanto isso, o serviço é oferecido por um hospital privado com equipe médica de excelência, garantindo ao usuário do SUS o melhor que a medicina pode oferecer.
A Saúde Bucal também foi lembrada durante o pronunciamento, apontando que o número de atendimentos no CEO também cresceu. O local deve passar em breve por manutenção para melhorar o atendimento aos usuários. Foi feito ainda junto ao Governo Federal o cadastramento para que mais 11 UBS recebam o serviço de Saúde Bucal, ampliando a oferta para a população teixeirense.
Dr. Marcelo finalizou seu pronunciamento trazendo expectativas de melhoras para a população: “A pandemia elevou muito os preços de insumos da Saúde, mas com a ampliação da vacinação e a diminuição dos casos, certamente o quadro vai voltando à normalidade e poderemos fazer mais. Ainda assim, o que mais queria deixar claro é que estamos agindo, já fizemos muitas melhorias na saúde em todas as áreas. Não está ainda do jeito ideal, como sabemos que a população merece, mas já está bem melhor do que encontramos. E seguiremos trabalhando e trazendo informações do que realmente está acontecendo na gestão, um governo de transparência”.