Inaugurada na manhã de quinta-feira, 10 de junho, a 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia. O equipamento de saúde fica em Eunápolis e atenderá mais de 230 mil pessoas, cobrindo sete dos oito municípios da região Extremo Sul conhecida como Costa do Descobrimento: Eunápolis, Belmonte, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Guaratinga e Santa Cruz Cabrália (Porto Seguro não fez adesão até então).
Diversos prefeitos da região prestigiaram a inauguração, que contou com as presenças do governador Rui Costa, do secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas e do coordenador de consórcios do Estado da Bahia, Nelson Portela.
O prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, município que faz parte do Consórcio que abrange a Costa das Baleias, cuja policlínica que foi a primeira do estado está instalada em Teixeira de Freitas, prestigiou o evento e disse que o equipamento representa uma importante conquista para Eunápolis e municípios assistidos.
“Essa policlínica foi um acerto do governo do estado. Irá ajudar muito aos municípios da região, dará um suporte importante”, comentou Mildson.
Na oportunidade, o prefeito de Itanhém também comentou sobre a relevância da policlínica no cenário atual, de pandemia da covid-19. Sobre o avanço das ações para o desenvolvimento de Itanhém, ele salientou o quanto o novo coronavírus tem impactado negativamente.
“Estamos regularizando as coisas em Itanhém. Mas, a covid nos atrapalha deslanchar”, detalhou, inclusive, que, nos últimos dias, foram cinco óbitos registrados na cidade em decorrência da covid-19.
Mildson deixou o recado: “Tem que ter consciência da gravidade do vírus, ter responsabilidade”. O gestor elogiou o trabalho da equipe de saúde de Itanhém e disse que o município está fazendo tudo que tem que fazer para enfrentar o vírus, respeitando os decretos e promovendo ações de conscientização.