Prefeito de Itagimirim vai à capital receber ambulância do Samu

Prefeito de Itagimirim vai à capital receber ambulância do Samu
Foto ilustrativa
Convocado pelo governador Jaques Wagner e secretário de saúde, Jorge Solla, o prefeito Rielson Lima recebe na manhã dessa sexta-feira, 18, ambulância do SAMU 192 para implantação da unidade no município. A solenidade de entrega, que conta também com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acontece no estacionamento da Universidade Federal da Bahia.

O recebimento do veículo acelera o processo de implantação do serviço no município. A Prefeitura de Municipal já se mobiliza para fazer as adequações na estrutura física do prédio a ser instalado a unidade, estudos da malha viária, mapeamento das localidades e rede de saúde para atender as diretrizes de regionalização de atenção às urgências.

A ampliação do serviço na microrregião é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. No processo de implantação, fica na responsabilidade da esfera municipal a aquisição de equipamentos e materiais necessários, bem como o recrutamento e a capacitação de profissionais. Etapa que é totalmente financiada com recursos próprios do município, e que a gestão tem absorvido com veemência e transparência.

O prefeito Rielson Lima destaca que a instalação do SAMU 192 é fundamental para a ampliação do atendimento de urgência e emergência. Declara ainda que, “a gestão municipal sempre mostrou a intenção, o desejo e a vontade na instalação da unidade de urgência no município”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trabalhos de conscientização serão desenvolvidos na comunidade, com o objetivo de orientar as pessoas sobre os serviços prestados pelo SAMU 192, como noções básicas de primeiros socorros e saúde pública, visando também reduzir o número de trotes, alertando sobre os prejuízos que os trotes causam.

Como irá funcionar

O Colegiado de Gestão da Microrregional, formado pelos secretários de saúde dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis , Itagimirim, Itapebi, Itabela, Guaratinga, Cabrália, Belmonte, decidiu, por base técnica, que a central de regulação ficará no município de Eunápolis.

O serviço será oferecido 24 horas, sendo a chamada pelo número 192. Um médico auxiliado por técnicos recebe as ligações, tria e classifica de acordo com o caso podendo passar orientações por telefone ou ativando a unidade móvel.

A unidade de Itagimirim, assim como as demais, será acionada exclusivamente pela central de regulação. Nenhum órgão terá a competência de ativar o SAMU 192, apenas sua central.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui