Sílvio Ramalho (prefeito de Caravelas) e Ricardo Mascarenhas (prefeito de Itaberaba) foram indicados pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB) para representar os 417 municípios baianos no Comitê Gestor Estadual de Universalização da energia elétrica no estado.
O novo coordenador do comitê, Paulo Sérgio Gomes Tupinambá, tomou posse na manhã desta quinta-feira (05). A reunião de posse contou com a presença dos prefeitos de Caravelas e Itaberaba. Ambos defenderam a ampliação de políticas para o acesso à energia elétrica no ambiente rural da Bahia.
O encontro aconteceu na sede da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Salvador. Entre as pautas, estava o balanço das ações executadas desde o lançamento, o andamento e priorização de novas obras do Programa Luz Para Todos. O novo contrato beneficiará 49.000 famílias na Bahia, ao custo de R$ 900.000.000,00 (novecentos milhões de reais).
O prefeito de Caravelas ressaltou que a luz elétrica ainda é um desafio para muitas comunidades rurais do interior do estado. “São cidadãos que vivem na escuridão, sem acesso à uma geladeira, à televisão, além da necessidade da energia elétrica para um poço artesiano, capaz de desenvolver essas localidades e dar dignidade à população”, explica Silvio Ramalho.
Acesso ‘universal’ – Em abril deste ano, foi decretada a prorrogação do Programa Luz para Todos até 2022. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o objetivo é a “universalização plena” do acesso à energia elétrica como vetor de desenvolvimento social e econômico. Além de atender famílias de baixa renda, serão atendidas também as escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.