Prefeito de Cabrália visita Policlínica de Teixeira de Freitas, a primeira do estado

Agnelo Santos (PSD) é o presidente do consórcio de saúde da sua região, que recebe uma nova policlínica em breve

Dr. João Paulo, Manrick Teixeira (prefeito de Vereda e pres. do Consórcio Construir), Lizandra Amim (diretora da Policlínica), Silvio Ramalho (presidente do Consaúde), Agnelo Santos (presidente do Consaúde Costa do Descobrimento), Renata (sec. de saúde de Cabrália), Kerrys Ruas (consultor de saúde de Cabrália), dr. Hélio Lima (procurador do município de Cabrália) durante visita. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 26, o prefeito de Santa Cruz Cabrália e presidente do Consórcio de Saúde Costa do Descobrimento, Agnelo Santos (PSD), visitou Teixeira de Freitas, na ocasião em que conheceu de perto o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, ao lado do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, presidente do Consórcio de Saúde do Extremo Sul (Consaúde).

Equipes dialogaram com a diretora-geral da Policlínica, Lizandra Amim. Foto: Divulgação

Agnelo foi recepcionado pela equipe do Consaúde, conheceu as instalações da sede e concedeu entrevista coletiva. Em seguida, se dirigiu para a Policlínica, onde realizou uma visita técnica.

A Policlínica de Teixeira de Freitas foi a primeira a ser inaugurada na Bahia e serve de exemplo para novas unidades, como a Policlínica da Costa do Descobrimento, construída em Eunápolis e prestes a ser inaugurada.

Agnelo conheceu o funcionamento da unidade. Foto: Divulgação

As policlínicas são geridas pelos consórcios públicos intermunicipais e oferecem dezenas de especialidades médicas à população da região onde está inserida.

A nova diretoria do Consórcio de Saúde Costa do Descobrimento, região composta por oito municípios, foi eleita no final do ano passado. Agnelo foi escolhido como presidente para o biênio 2021/2022, tendo como vice-presidente o prefeito de Itapebi, Juarez Oliveira (Peba).

O prefeito de Cabrália, Agnelo Santos. Foto: OSollo

Para Agnelo, a visita técnica teve “o objetivo de conhecer o funcionamento da Policlínica“. “Tive a oportunidade de trocar experiências com Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e atual presidente do Consórcio de Saúde daquela região. Espero levar os resultados positivos alcançados na Policlínica de Teixeira, para a Costa do Descobrimento“, disse o prefeito de Cabrália.

O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho. Foto: OSollo

O prefeito de Caravelas e presidente do Consaúde, Silvio Ramalho, esclareceu que o intuito foi transmitir as experiências de ter a primeira Policlínica da Bahia. “Além disso, mostrar como conduzimos as coisas e a nossa pretensão de avançar cada vez mais“, disse.

O diretor executivo do Consaúde, Max Almeida, destacou a importância do encontro, evidenciando o fator de integração entre as regiões e o papel otimizador dos consórcios para os serviços de saúde.

O diretor executivo do Consaúde, Max Almeida, apresenta espaço e procedimentos do Consaúde. Foto: OSollo

O consórcio tem uma natureza especial de implantação. Quando a equipe da Costa do Descobrimento fez contato, fizemos questão de acolhê-los aqui e irão retornar. Além da possibilidade de pular etapas negativas, a visita estreita laços entre as duas regiões, como uma região forte e serviços dinâmicos“, disse Max.

A Policlínica Regional de Eunápolis está em uma área com 3.200,00 m2 e irá atender a população dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Vai atender a cerca de 17 especialidades, com todos os exames necessários para atender à população e com acesso gratuito.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui