Prefeito Azevedo busca projetos inovadores para Itabuna

Com o intuito de desenvolver modernização das Feiras Livres de Itabuna, além de facilitar a mobilidade urbana e promover a urbanização da cidade, o prefeito Capitão Azevedo, acompanhado dos secretários, de Administração, Maurício Athayde, de Transporte e Trânsito, Wesley Mello e da Agência de Regulação, Controle de Fiscalização dos Serviços Públicos do Município de Itabuna (Arsepi), Jorge Antônio Vasconcelos visitaram a cidade de Curitiba-PR e verificaram In Loco os projetos desenvolvidos para serem incorporados ao município de Itabuna.

Durante a viagem ao Estado do Paraná, o prefeito de Itabuna visitou o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner, responsável pode desenvolver diversos projetos inovadores na cidade de Curitiba. Na oportunidade, Azevedo percorreu os espaços públicos de Curitiba, como o Mercado Municipal, as vias de trânsito para carros comuns e transporte coletivo, além das áreas urbanizadas, como os parques ecológicos. Ao mesmo tempo foram verificados o funcionamento, as suas problemáticas e como são mantidos estrutura, de modo que possam servir de modelo para ser implantado no Sul da Bahia.

Os principais projetos a serem desenvolvidos em Itabuna, a partir do modelo traçado no Sul do Brasil, contemplam a transformações das Feiras Livres de Itabuna para Mercados Municipais organizados, além da facilitação no trânsito para oferecer mobilidade urbana e urbanização de algumas áreas da cidade, com a finalidade de oferecer uma melhor qualidade de vida a população itabunense.

De acordo com o secretário Maurício Athayde já está programada uma visita da equipe técnica do Instituto Jaime Lerner a Itabuna na segunda quinzena de janeiro, quando será feito um diagnóstico In-Loco da estrutura cidade para depois ser traçada uma estratégia de implantação dos projetos. Os técnicos passarão entre dois a três dias fotografando e realizando diagnósticos que serão avaliados por Jaime Lerner.

Na área de urbanização, o profissional utiliza produtos do próprio meio para o desenvolvimento de projetos, sem utilização de recursos faraônicos. São utilizados materiais simples, mas que são capazes de promover a cidade a um cartão postal. Já na área de transporte, a cidade passou recentemente por um processo de modernização, com a implantação do sistema de transporte urbano, o Itabuna Card, que é atualmente utilizado na cidade de Curitiba.

Currículo

Jaime Lerner atuou como prefeito de Curitiba durante dois mandatos, e como governador do Estado do Paraná por duas vezes. Ainda foi presidente da Associação Internacional de Arquitetura e classificado pela revista Forbes entre os 25 maiores pensadores da atualidade, ocupando a 16ª colocação, apenas cinco posições abaixo de Steve Jobs, que é o 11º da lista. Dentre os diversos trabalhos desenvolvidos pelo urbanista e arquiteto, o profissional é destaque fora do país, com o desenvolvimento de um projeto de urbanização em 12 cidades de Angola.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui